Grupo brasiliense Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro apresenta “Sambada” no Ateliê

Cultura 21/12/2016 às 09:06


 Cantos e batuques que da mitologia do Cerrado estão na bagagem do grupo de cultura popular brasiliense Seu Estrelo e Fuá do Terreiro, que nesta quinta-feira (22) se apresenta em João Pessoa com o show “Sambada”. O evento acontece no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, no Varadouro, a partir das 20h. O acesso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada).

 
O grupo criou a sua própria brincadeira popular tendo como fundamento o Mito Cerratense do Calango Voador. Ao longo de 12 anos, vem difundindo este brinquedo em alguns formatos de apresentação pelo Brasil, dentre os principais A Roda (teatro) e a Sambada (palco).
 
Na formação da sambada, o grupo destaca seu batuque, trazendo para o palco cantos e baques dos seres da mitologia do cerrado e outros cantos de terreiros do Brasil. Nela, traz a inovação da percussão brasileira com tradicionais instrumentos da cultura popular e a invenção de uma nova pulsada, o Samba Pisado, um ritmo tipicamente brasiliense. Com o peso das alfaias, a precisão da caixa, o gingado do gongué e a beleza dos agbês, entre modernos efeitos de pratos, chimbal e bateria eletrônica, Seu
 
Estrelo traz no repertório músicas compostas pelo próprio grupo ou buscadas nos terreiros do País afora para representar a força do batuque de Brasília.
 
Tradição inventada - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro é hoje conhecido como o grupo de uma tradição inventada, carregando em sua bagagem prêmios, matérias internacionais e até sendo conteúdo obrigatório nos vestibulares pelo impacto cultural e legado já deixado à Brasília. Cultura feita pelo povo para o povo!
 
Com a proposta de criar um identificador cultural em Brasília, o Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro inventou seu próprio mito e leva em suas apresentações elementos do cerrado para o imaginário popular. Criou também um som próprio, uma batida de tambor peculiar batizada pelo grupo de Samba Pisado. ​
 
​Formado por importantes tradições, principalmente os Maracatus e o Cavalo-Marinho, o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro traz um novo teatro de rua, unindo o terreiro e o picadeiro numa singular e moderna brincadeira - uma manifestação original de grande importância para renovação da cultura popular brasileira.
 
​O Mito do Calango Voador, alimentado através das músicas, danças e brincadeiras do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, povoa com novos seres o incrível imaginário popular. Assim, leva para este mundo sobrenatural as modernas figuras ligadas ao cerrado, terra do grupo.
 
​O grupo foi premiado pelo Ministério da Cultura em 2007 como grupo de cultura popular tradicional, reconhecimento conquistado pelo mérito dos trabalhos que desenvolve em todo Distrito Federal. 

Compartilhe isso

Comentários