Exposição “Performance: Cia.” abre programação anual da Galeria Archidy Picado

Cultura 05/01/2017 às 19:06


A Galeria Archidy Picado abre o calendário de 2017 com a exposição “Performance: Cia.” por Conceição Myllena e Flaw Mendes. A abertura acontece na quinta-feira (19), às 19h. O período de visitação se estende até 7 de março. A entrada é gratuita.
 
Criada e executada pelos artistas Conceição Myllena e Flaw Mendes, esta performance versa sobre o processo de (des)construção da escrita. Nela, se dialoga o pensamento lexical como ferramenta de uma poética resultante do encontro de ‘universos’, que se retroalimentam na palavra convertida em imagem.
 
A dinâmica da ação acontece quando os dois artistas se posicionam um ao lado do outro, sentados em cadeiras que ficam de frente para uma mesa, na qual está uma folha de papel em branco e um lápis-objeto (desenvolvidos por eles, um lápis em forma de ‘Y’, possui dois cabos e uma ponta). Os artistas seguram tal objeto e, silenciosamente, põem-se a escrever simultaneamente. Uma ação que entrelaça sentidos e produz uma escrita sobre o papel.
 
O fluxo do pensamento em convergência; o resultado de sobreposições, a coautoria nas conduções, intuem a construção de uma narrativa. A ação gera uma imagem na folha de papel, que guarda a grafia dos participantes, e se revela uma espécie de ‘caligramas’.
 
A ‘escrevivência’ em companhia traz à tona outras leituras, que se dão a partir do contato múltiplo, visto que os caligramas formados são fissuras da colisão de individualidades. É o acaso metaforizando na escrita um relacionamento em processo.
 
Serviço:
 
“Performance: Cia.” por Conceição Myllena e Flaw Mendes
 
Abertura: 19/01/2017
 
Hora: 19h
 
Período de visitação: 19/01 a 07/03/2017
 
Local: Galeria de Arte Archidy Picado
 
VITRINE DO CARIRI
Funesc

Compartilhe isso

Comentários