Tribos Indígenas e Orquestras de Frevo agitam o Carnaval Tradição da Capital

Entretenimento 26/02/2017 às 09:48


 Comemorando 103 anos, a Liga Carnavalesca de João Pessoa deu início, na noite deste sábado (25), ao Carnaval Tradição de Joào Pessoa. Dentre as agremiações que desfilaram pela Avenida Duarte da Silveira (Beira Rio) neste sábado, estão: os Clubes de Orquestra Criança Feliz e Acorda Torre a São Rafael; e as Tribos Indígenas Pele Vermelha do Cristo Redentor; e Pele Vermelha do Cristo Redentor, a Papo Amarelo de Cruz das Armas e a Tupi Guarani de Mandacaru.

O prefeito em exercício, Manoel Júnior, ressaltou que o Carnaval Tradição retrata a cultura da cidade.

“É o carnaval secular, que resgata nossas origens e raízes. É a expressão máxima da cultura de João Pessoa e da Paraíba. Aqui está a grande atividade cultural do nosso Carnaval Tradição e nós, enquanto Prefeitura, nos orgulhamos muito de participar cooperando, ajudando financeiramente e oferecendo estrutura para que ele ocorra com tranquilidade”,  destacou o gestor.
 
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, lembrou a diversidade cultural do Carnaval Tradição.“A Prefeitura da Capital apoia este grande evento que reflete a cultura popular. São 43 agremiações entre Escolas de Samba, Tribos Indígenas, Orquestras de Frevo e Ala Ursas. É um festival que engrandece a cidade, porque é nossa cultura”, enfatizou Maurício Burity.
 
O presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, Beto Costa, destacou como é estar à frente da entidade que realiza o Carnaval Tradição na cidade há 103 anos. “É emocionante participar dessa tradição, e também muita responsabilidade. A nossa expectativa é que tudo ocorra bem”, declarou Beto Costa.
 
Para o artista plastico e integrante da comissão julgadora das agremiações do Carnaval Tradição, Yon Pontes a atribuição de julgador é peculiar. Ele falou ainda sobre como o papel de avaliar.
 
“As agremiações que passaram até agora estão dentro dos conformes. O julgador tem que estar atento a tudo e saber o que está acontecendo. Sou analista de fantasia, sou bem criterioso e estou gostando de olhar nas minúcias das fantasias das agremiações”, explicou Yon Pontes.
 

Critérios e Comissão julgadora
Sete jurados especializados vão julgar o desempenho das agremiações e cada seguimento vai ser avaliado por critérios específicos. As Tribos Indígenas vão ser avaliadas pelo cocar, comissão de frente, conjunto, coreografia, fantasia e adereços. Já as Orquestras, vão ter analisados os critérios: divisão de abre-alas, fantasias, conjunto, coreografia, estandarte e porta-estandarte.
 
Compõem o júri do Carnaval Tradição 2017: o carnavalesco, artista plástico e fundador do Ateliê Casa Velha, Camilo Aranha; as bailarinas formadas em dança, Denilce Regina e Meyriane Gonçalves; o coordenador da banda 5 de Agosto, maestro Derly; o poeta, músico compositor, Salvador di Acântara; o professor, músico, compositor e arranjador, Beto Preah; e o artista plástico, figurinista, estilista e escultor, Yon Pontes.
 
Mais carnaval
Neste domingo (26), o Carnaval Tradição e a transmissão da TV Câmara continuam com os desfiles na Avenida Duarte da Silveira do: Clube de Orquestra Alegre do Frevo; Tribo Indígena Tupi Guanabara; Clube de Orquestra Dona Emília; Tribo Indígena Tabajara do Alto do Mateus; Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada; Tribo Indígena Africanos do Cristo Redentor; Clube de Orquestra Bandeirantes da Torre; Escola de Samba Unidos do Róger; Escola de Samba Pavão de Ouro Bairro São José; Escola de Samba Império do Samba do Bairro do Róger; Escola de Samba Independente de Mandacaru; e Escola de Samba Malandros do Morro.
 
Já na segunda feira (27), é o dia das Ala Ursas da Capital ganharem a avenida com as agremiações: Batucada Nova Liberdade; Batucada Águia de Ouro; Urso Infantil Gorila Louco; Urso Anos Dourados; Urso Jamaica; Urso Preto do Sesi; Urso Alegria do Panda; Urso Amigo Batucada; Urso Celebridade; Urso da Paz; Urso Gavião; Urso Canibal; Urso Folião; Urso Cachorro Louco; Urso Sem Lenço e Sem Documento; Urso Panda; Urso Reboliço; Urso Santa Cruz;  Urso Fiel; e Urso Atrevido.

 

Compartilhe isso

Comentários