MEC divulga avaliação dos cursos de graduação no Brasil e resultado não agrada

Brasil 08/03/2017 às 23:06


 O Ministério da Educação divulgou a avaliação dos cursos de graduação públicos e privados. O resultado não é bom: somente uma minoria dos cursos alcançou a nota máxima possível. Participaram da prova 447 mil universitários, que estavam se formando. Mais de oito mil cursos foram avaliados em mais de duas mil faculdades.

Foram levados em consideração o desempenho do curso, a estrutura da faculdade, a formação dos professores e os estudantes. O resultado mostra que é preciso melhorar.
 
A nota vai de um a cinco:
- 11,3% tiraram notas 1 e 2, que são insatisfatórias
- 57,7% tiraram nota 3
- 26,5% ficaram com conceito 4
- 1,2% dos cursos tiraram nota 5
 
Os dados são de 2015 e têm como base o Enade e outros índices coletados pelo Governo Federal. A prova foi dividida em questões específicas e conhecimentos gerais. As notas variam de 0 a 100.
 
Todas as áreas tiveram notas abaixo de 50 em conhecimentos específicos. As mais altas foram em Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Design Gráfico e Economia. E as piores notas foram em Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Design de Interiores e Direito.
 
As universidades com notas insatisfatórias por dois anos seguidos, passam a ser supervisionadas pelo Ministério da Educação e têm um prazo para melhorar o desempenho. Caso isso não aconteça, os cursos podem ser até desativados.

 

Compartilhe isso

Comentários