Em novo artigo, Evaldo Gonçalves fala sobre: "Cariri: águas e asfaltos..."

Regional 15/03/2017 às 11:11


Quem disser, a partir de hoje, que o Cariri da Paraíba resume-se a Secas e Jaramataias, incorre em injustiça para com aquela Gente. Deus é tão bom que presenteou, agora, àquela Região, com águas do São Francisco e asfaltos, ligando-a à BR-412.

Difícil é agradecer tantas graças. Águas não mais faltarão, e o distanciamento para as cidades grandes não mais serão pretextos para desencantos. Estamos nas mesmas condições das demais regiões desenvolvidas do Estado da Paraíba.

Na sua sábia política de pavimentar os Caminhos da Paraíba, o Governo Estadual lembrou-se dos seus pequenos municípios e povoados, e inverteu os termos da equação: as grandes rodovias já estão asfaltadas. Cuidemos das pequenas comunidades.  Assim está sendo feito!

Nestes últimos dias, inaugurou a estrada asfaltada ligando Parari e Santo André à BR-412, ou seja, com a Paraíba, e os outros Estados do Nordeste. Quanto às águas do São Francisco, elas irão servir ao Cariri, e às outras Regiões do Nordeste, proximamente.

São as bênçãos da Terra e dos Homens, unidas às forças dos Céus que estão produzindo tais resultados para o Nordeste, que, afinal, começa a participar das riquezas da Nação, antes circunscritas aos Estados do Centro-Sul do País.      

Neste momento de intensa euforia para o nordeste, houve quem atribuísse tão promissores resultados da solução hídrica do São Francisco ao seu povo, num gesto de humildade, diante de tantos patrocínios de última hora, numa referência ao entendimento popular de que a vitória tem muitos donos, enquanto a derrota é órfã de paternidade.

Não importam tais comentários. O importante é que as águas do São Francisco chegaram ao Cariri paraibano, e estarão sendo distribuídas em todo o nordeste brasileiro. Por sua vez, o Governo Estadual, este sim, responsável único, deu àquela Região o asfalto às suas estradas para que pudesse impulsionar rapidamente seu progresso.

Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

VITRINE DO CARIRI
Por Evaldo Gonçalves

Compartilhe isso

Comentários