“Totonho” será o homenageado do Festival de Cultura Popular do Cariri

Entretenimento 15/03/2017 às 17:00


Promovido pela Prefeitura Municipal de Monteiro, Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano - Zabé da Loca chega a sua 8ª edição através da consolidação obtida pela consistência e qualidade da sua programação. Neste ano de 2017 o Festival acontecerá dos dias 24 a 26 de março. Dentro da vasta programação, haverão apresentações de dança, teatro, poesia e violeiros. O grande homenageado será o artista Carlos Antônio Bezerra da Silva ou, como é mais conhecido, Totonho.
 
O homenageado
 
O compositor, produtor e cantor, Totonho nasceu em 1964 na cidade de Monteiro, usufruiu de uma infância rica em brincadeiras populares sofreu a influência da arte do repente e outros formatos de poesia, assistiu à muitas cantorias de repentistas da região e foi quando teve seu primeiro contato com a música. "Minha casa vivia cheia de gente, então me acostumei a vê-los pela casa”. 
 
Com nove anos de idade, montou com amigos de infância a banda Os Renegados, que tocava com, em 82 foi para João Pessoa, onde fundou o Musiclube da Paraíba. Em 1988 se muda para o Rio de Janeiro para iniciar formação em arte educação e lá coordenou e fundou diversas ONGs, entre elas, a EX-COLA Escola para auxílio na recuperação de dependentes químicos e o Grupo Cultural Afro Reggae, entre outras, desenvolvendo um arquétipo de Cultura e Cidadania.
 
Embora já tivesse quase duas décadas de carreira, seu primeiro registro fonográfico só saiu em 2001 pela Gravadora Trama, em 2005 lançou o segundo álbum pela gravadora Sabotador de Satélite. Ainda possui em sua carreira duas Coletâneas internacionais da Nova Música Brasileira Selo-Toten França, e o Coletivo Hip Hop do Mundo, Selo África Mundi/U.S. A produzida pelo americano Malvin Gibson.
 
Na sua jornada pelo mundo musical, Totonho coleciona os concertos internacionais na Ucrânia, Londres, Bélgica, França, Guatemala, Portugal e Rússia. No Brasil percorreu São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Crato, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Manaus, Belém, Boa Vista, Macapá, São Luís, Teresina, Natal, Brasília e João Pessoa.
 
Monteiro incentiva a cultura 
 
A Prefeitura Municipal de Monteiro através da Secretaria de Cultura vêm consolidando investimentos na valorização da cultura popular e dos seus artistas por meio de festivais e outras diversas programações que incluem shows, musicais, grupos de teatro e dança, bem como cinema na Praça João Pessoa e na Praça Parque das Águas.
 
“Queremos que nossa cidade aumente cada dia mais a produção cultural, e a prefeitura vêm fazendo sua parte através dos festivais e programações. Nossa meta é levar o nome de Monteiro como berço de cultura cada vez mais longe. Isso fortalece nossa cidade em diversos ângulos, como turismo e comércio através da vinda de vários turistas. A cultura é um grande patrimônio de Monteiro,” disse Anna Lorena, prefeita da cidade.
 
O nome do Festival tem a essência do Cariri, Zabé da Loca, que representa a força e inteligência do nordestino. Esta homenagem vem perpetuar a história e a representatividade da pifeira que é conhecida internacionalmente. Zabé da Loca sempre será o nome forte da música regional.
 
 

 

Compartilhe isso

Comentários