Secretaria de Saúde de Boa Vista lança projeto contra tabagismo

Regional 16/03/2017 às 09:51


 A Prefeitura Municipal de Boa Vista começou nesta quarta, dia 15, a oferecer gratuitamente tratamento adequado aos fumantes. O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde formou um grupo com 40 interessados que desejam deixar de fumar.

 
O programa será realizado em etapas que envolvem o acolhimento, cadastramento, avaliação médica, realização de exames, acompanhamento psicológico, nutricional e odontológico, além de atividades físicas e interação com medicamentos, tudo de forma gratuita e transparente. Os medicamentos são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para aqueles que seguirem rigorosamente as etapas do programa.
 
A Secretária Municipal de Saúde revela que o programa consiste em uma atuação multidisciplinar e bem focada devido a dificuldade causada pela dependência química. “Deixar de fumar não é algo simples e nem sempre depende da força de vontade, muitos fumantes acabam dependentes das substâncias encontradas no cigarro, o que acaba dificultando o tratamento, porém o programa atende todas essas dificuldades e ofereceremos todas as alternativas para que esse grupo deixe de fumar” revela Carolina Farias de Almeida.
 
O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde de Boa Vista, baseia-se nas diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde, com a formação de grupos seguindo a terapia cognitiva/comportamental em sua primeira fase, para orientar a mudança de hábito do fumante, seguindo para a interação medicamentosa para ajudar a amenizar os efeitos da abstinência e o controle dos casos.
 
“A importância é trazer a estes interessados e futuros ex-fumantes, uma melhor qualidade de vida e a interrupção dos agravos causados pelo tabagismo” lembra a Secretária de Saúde, Carolina Almeida. O tratamento é ofertado pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF I), com a realização de encontros quinzenais.
 
A secretária aproveitou para agradecer a todos os funcionários envolvidos nessa ação, "que estão recebendo as demandas e atendendo da melhor forma possível os participantes" agradece.
 
“O tabagismo é uma doença que acomete a sociedade em geral e de forma legalizada, ações como essa promovem a conscientização do problema, o controle e a melhoria da saúde da população” apoia o prefeito de Boa Vista, André Gomes (PDT).

Compartilhe isso

Comentários