Congestionamento, tumulto e festa: saiba como foi à visita de Lula e Dilma em Monteiro

Política 20/03/2017 às 00:35


 Um dia que ficará na história de Monteiro. Nove dias após a visita do presidente Michel Temer visitar a cidade, dois ex-presidentes desembarcam em solo Monteirense. Um domingo atípico, extremamente movimentado. 

 
Às 11h da manhã, a BR-412 ficou totalmente fechada nas duas vias, com um congestionamento de cerca de 8 quilômetros, sentido Sumé/Monteiro. Gente de vários lugares do Nordeste e do País, vinheram acompanhar de perto a inauguração popular da Transposição do Rio São Francisco.
 
 
Bares, restaurantes e lanchonetes não suportaram a demanda, e zeraram suas mercadorias. A cidade recebeu um público calculado em 40 mil pessoas, que movimentou em peso a economia do município. 
 
Desde a sexta-feira (17), as pousadas e hotéis do município estavam todas reservadas, levando os visitantes a procurarem abrigo nas pousadas do vizinho município de Sumé, que também lotou. 
 
Era por das 13h40 da tarde deste domingo, dia 19, quando os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, acompanhados do Governador Ricardo Coutinho, chegaram ao município de Monteiro. No meio de uma multidão, Lula e Dilma foram até as margens do Rio Paraíba, se banha nas águas da transposição do Rio São Francisco. 
 
A Polícia Militar, Civil e seguranças particulares fizeram a segurança do evento, mas não conseguiram segurar a euforia do povo. O trajeto de Lula e Dilma até o rio foi tumultuado. Após plantarem uma árvore, eles seguiram em carreata até a Praça João Pessoa, local onde aconteceu um ato político. 
 
Em cima de um veículo, e cercado por uma multidão, Lula e Dilma seguiram em passeata pelas ruas da cidade. Em determinado momento, houvesse preocupação quanto à segurança, pois o número de pessoas era grande, e não havia como conter a euforia da população. 
 
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas no palco e pessoas tocando instrumentos musicais
 
Enquanto Dilma e Lula seguiam em passeata, o cantor Dejinha de Monteiro animava o local onde o ato político seria realizado. Era por volta das 15h20, quando a comitiva chegou ao palco do evento.
 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão, céu, nuvem e atividades ao ar livre
 
O ato político teve início às 15h40, com discursos do Presidente do Movimento dos Sem Terra; do Presidente Nacional da CUT; do Padre Djaci Falcão; do prefeito de Sumé Éden Duarte; do Deputado Luiz Couto; presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia; do cantor Chico César; do Secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo; da, ex-presidente Dilma, do governador Ricardo Coutinho, e do ex-presidente Lula. 
 
Durante o ato, Lula e Dilma receberam a medalha Epitácio Pessoa, a mais alta comenda da Assembleia da Paraíba.
 
A imagem pode conter: 23 pessoas, multidão e atividades ao ar livre
 
Um dia marcado de emoção, alegria, festa e democracia! Monteiro entra para a história mais uma vez. 
 
VITRINE DO CARIRI
Fotos: Asley Ravel
 

Compartilhe isso

Comentários