Brasil se encontra em momento de estabilização, diz presidente do Banco Central

Brasil 04/04/2017 às 15:16


 O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou que o Brasil se encontra em um momento de estabilização e de recuperação dos fundamentos econômicos. Durante audiência pública no Senado, ele defendeu as reformas macro e microeconômicas para o Brasil reverter o quadro de crise.

Ele explicou aos parlamentares que a atual política econômica mudou de direção para uma agenda de reformas e ajustes que busca fortalecer os fundamentos da economia. Essa agenda, segundo Goldfajn, coloca as contas públicas em ordem, tem reduzido a inflação e ancorado as expectativas.
 
“Era necessário reverter o quadro de crise, com recessão profunda, diversas distorções, inflação alta e expectativas desancoradas. Essa mudança de direção já começa a mostrar resultados positivos”, afirmou o presidente.

Queda do Risco Brasil
 
Goldfajn relatou que os indicadores mostram essa virada no cenário, a exemplo do risco País, medido pelos contratos de Credit Swap Default (CDS). Para medir esse risco, o CDS cria uma espécie de ranking e, quanto maior a pontuação, maior a chance de não pagamento aos credores.
 
O presidente do BC informou aos senadores que esse indicador de risco caiu pela metade em pouco mais de um ano, saindo de pouco mais de 500 pontos. “Isso evidencia maior confiança dos investidores no País e na recuperação da atividade econômica, frutos das reformas e ajustes, e do foco no combate à inflação”, argumentou.

Compartilhe isso

Comentários