João Pessoa receberá o inovador Cine Pedal Brasil no fim deste mês

Cultura 06/04/2017 às 14:52


 O evento de cinema itinerante teve início no ano passado no Rio de Janeiro e passou por cidades como Porto Alegre, Brasília, Florianópolis e Belo Horizonte.

“Estamos fazendo Goiânia, depois vamos para João Pessoa (PB) e já estamos com algumas cidades agendadas para junho”, conta Adriana Dutra, idealizadora do evento.
 
É a primeira vez que o projeto traz sua interessante proposta de cinema à céu aberto para a Paraíba. Funciona assim: uma tela será colocada no Parque Sólon de Lucena no centro da capital, que terá uma sessão de Bikes vs. Carros no sábado e O Menino e o Mundo, no domingo.
 
Porém, para a tela funcionar e ficar ligada, ela usa a força gerada por 20 decks para bicicletas instalados por lá: 10 com bikes do evento e 10 para quem quiser usar a própria bicicleta. “Queremos circular por tudo o Brasil com uma proposta de entretenimento e energia limpa”, conta Adriana.
 
Mas se você não está a fim de pedalar, pode ficar tranquilo: há dezenas de cadeiras comuns para quem quer ir apenas curtir o filme. Agora, se você quer pedalar e quer garantir o seu lugar, basta acessar o site cinepedal.com.br e se inscrever.
 
Adriana é uma das diretoras da produtora audiovisual carioca Inffinito, já com 23 anos atuando no mercado cinematográfico. Ela conta que foi em uma das viagens e eventos internacionais que conheceu essa tecnologia de usar a energia gerada pelos pedais: “Trouxemos essa tecnologia da Inglaterra, fomos atrás de que tinha os direitos e bolamos este formato. Nós já estávamos procurando um projeto que pudesse trabalhar educação, entretenimento e educação ambiental. Hoje a gente representa essa tecnologia com exclusividade no país e estamos muito felizes com o projeto”.
 
O projeto é aprovado pela lei Rouanet e tem patrocínio da Cielo. A produção então busca apoio local para realizar o evento em parceria: “Nosso objetivo é levar o evento para o maior número possível de cidades. Queremos rodar o Brasil todo”.
 
Na agenda também estão música e breves palestras e é gratuito: basta se organizar para chegar na hora e conseguir seu lugar para relaxar na plateia ou para malhar nas bikes.
 
SERVIÇO
 
Cine Pedal Brasil
 
Dias e horários: 29 e 30 de abril
 
Local: Parque Sólon de Lucena - Centro
 
GRÁTIS
 
Programação
 
29 de abril – sábado
17h00 • Abertura do evento: início de cadastro de voluntários e ativação da tendas de relacionamento;
17h30 • Música e Subida da tela;
18h30 • Diálogos com convidados e público;
19h00 • Exibição do filme“Bikes Vs Carros”;
21h30 • Fim da programação.
 
30 de abril – domingo
17h00 • Abertura do evento: início de cadastro de voluntários e ativação da tendas de relacionamento;
17h30 • Música e Subida da tela;
18h30 • Diálogos com convidados e público;
19h00 • Exibição do filme “O Menino e o Mundo”;
21h30 • Fim da programação.
 
Bikes vs Carros
Como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades e como a bicicleta começa a mudar uma parte desse jogo é o tema do documentário Bikes vs Carros. Gravado em São Paulo (Brasil), Los Angeles (EUA), Toronto (Canadá) e Copenhague (Dinamarca), o filme mostra realidades completamente diferentes, desde a luta por incluir o uso da bicicleta no dia a dia das pessoas em São Paulo, até Copenhague, cidade que é referência internacional em mobilidade urbana. 
 
FICHA TÉCNICA
Direção: Fredrik Gertten • Produção: Margarete Jangård e Elin Kamlert • Gerente de Mobilização Social: Glynnis Ritter

O Menino e o Mundo
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas‐bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança. 
 
FICHA TÉCNICA
Direção: Alê Abreu * Assistência de Direção: Priscilla Kellen * Produção executiva: Tita Tessler e Fernanda Carvalho * Música Original: Gustavo Kurlat e Ruben Feffer * Participações Especiais: Emicida, Naná Vasconcelos, Barbatuques, GEM-Grupo Experimental de Música * Roteiro: Alê Abreu * Montagem: Alê Abreu * Câmera, Efeitos e Composição: Débora Fernandes, Débora Slikta, Luiz Henrique Rodrigues e Marcus Vinicius Vasconcelos
 
 
 

Compartilhe isso

Comentários