Rio Tinto realiza Jogos Indígenasda Paraíba 2017 na aldeia Monte-Mor

Esporte 06/04/2017 às 20:42


 Serão abertos, nesta sexta-feira (7), a partir das 10h, os Jogos Indígenas da Paraíba 2017. O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), se estende até o dia 11 deste mês e acontecerá na aldeia Monte-Mor, localizada no município de Rio Tinto, onde mais de 1300 índios de 40 aldeias do Litoral Norte participam em diversas modalidades esportivas.

Além das aldeias de Rio Tinto, também estão inseridos nos Jogos, as que ficam no território pertencentes às cidades de Marcação e Baía da Traição. As modalidades em disputa são: futebol de campo, futsal, mini-maratona, canoagem, cabo de guerra, arco e flecha, arremesso de lança. “O interessante é que existem modalidades que são oriundas do povo indígenas e isso faz com que a essência fique mais forte com relação à cultura deles”, observou o coordenador José Hugo.
 
Este ano, será a 7ª edição dos Jogos Indígenas envolvendo as aldeias Potiguaras, que é sempre realizado no mês de abril, quando é comemorado o Dia do Índio. “A cada ano, os Jogos são realizados em um município diferente, sempre havendo uma alternância. É o Governo do Estado movimentando o esporte em todo o seu território e há uma grande expectativa para a realização”, frisou o secretário titular da Sejel, Bruno Roberto.

Compartilhe isso

Comentários