CCXP Tour Nordeste leva atrações da cultura pop como "Kiko" para Recife

Cultura 13/04/2017 às 16:17


Pela primeira vez, a partir desta quinta-feira (13) e seguindo até o domingo (16), a região Nordeste recebe um dos maiores eventos de cultura pop do mundo. A Comic Con Tour Nordeste (CCXP) toma conta do Centro de Convenções de Pernambuco. Com atrações nacionais e internacionais, a CCXP espera receber mais de 60 mil visitantes durante os quatro dias. Embora deva atrair mais o público jovem, é um encontro que deve reunir e, até mesmo, impressionar pessoas de todas as idades.
 
Grande reunião de curiosos sobre a cultura pop, a CCXP abrange várias áreas de interesse. São mais de 150 artistas dos quadrinhos, que trabalham em produções nacionais e internacionais de personagens como Batman, Vingadores e Elettra; além da presença de atores conhecidos pela atuação em séries brasileiras como Taís Araújo e Lázaro Ramos, de "Mister Brau", que também confirmaram presença para o encontro com os fãs.
 
Entre os adolescentes, o evento começou a ganhar fama desde quando foi anunciado, no meio do ano passado. Embora traga atrações de diferentes segmentos, a CCXP está voltada especialmente para o público geek, que curte e acompanha histórias em quadrinhos, filmes de super-heróis e jogos eletrônicos. É um grupo que costumava ser conhecido como excêntrico e que arrebata mais espaço e participantes a cada ano. 
 
A capital pernambucana sedia a primeira edição da Comic Con que ocorre fora de São Paulo, onde o evento já foi realizado três vezes, desde 2014, recebendo público cada vez maior e diversificado. Para os organizadores da feira - o site Omelete, a distribuidora Pizi Toys e a agência Chiaroscuro, a capital pernambucana se tornou um grande centro nordestino para quem gosta de acompanhar e produzir cultura pop. E como homenageado principal desta edição está a figura que introduziu grande parte da geração Z aos quadrinhos, Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, que estará no evento para falar com fãs e apresentar novidades da marca.
 
Embora mais reconhecido entre os mais novos, o termo geek pode ser aplicado para várias pessoas de acordo com Pierre Mantovani , fundador do site Omelete, sediado em São Paulo. “Geek é aquela pessoa que é fã de algum personagem, de uma marca, ou de uma história. O importante é a paixão que aquilo tem para o público”, afirmou Pierre, que associa a importância do evento à experiência para quem visita a estrutura, acompanha a animação das pessoas e se entrega ao mundo fantasioso.
 
Figuras famosas já têm presença garantida nessa comemoração da cultura, como o casal Taís Araújo e Lázaro Ramos, que falam um pouco sobre da série protagonizada pelos dois, em um estande projetado pela Globo.
 
Entre as atrações internacionais, um personagem extremamente carismático que já fez muitas apresentações no Brasil, e criou bordões como “Você não vai com a minha cara?” e “Gentalha, gentalha, gentalha!”, enquanto reclamava na vila do eterno Chaves. Carlos Villagrán, mais conhecido como Quico, estará no evento amanhã, para contar um pouco mais sobre sua trajetória e sua relação com o Brasil.
 
O horário da CCXP varia entre 12h às 20h (quinta e sexta-feiras) e 11h às 20h (sábado e domingo). Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do evento partir de RS 79 (meia-entrada), com a opção de ingressos sociais adquiridos mediante a doação de um livro, para ser doado a crianças.
 
Para chegar à feira, está sendo oferecido o serviço do Expresso CCXP Tour, que sai do Shopping Recife a partir das 7h e tem a última viagem de retorno às 21h. O serviço de transporte custa R$ 10 e pode ser adquirido em um guichê localizado no parque das esculturas do centro de compras, em Boa Viagem.
 
O que você não pode perder
 
Para o público não se perder entre as várias atrações, o CCXP desenvolveu um aplicativo, para Android e IOS, em que o usuário pode organizar sua agenda de acordo com os eventos que pretende comparecer. Na plataforma, também é possível visualizar e responder perguntas sobre dúvidas quanto ao evento, criando um fórum online entre os organizadores e os participantes. Como indicações sobre o que você precisa conhecer, separamos algumas atrações de acordo com as áreas mais conhecidas do evento. Além disso, reserve um tempo para passear na feira e explorar novidades nos estandes.
 
Séries atuais são contempladas
 
Quem gosta de séries da atualidade vai se sentir muito bem servido durante a CCXP. Do lado da comédia, o ator Kevin Sussman, de "The Big Bang Theory", estará no evento domingo. Quando o assunto é ação, "Punho de Ferro" não deixa a desejar, e vai contar com dois atores no evento: o protagonista Finn Jones e também Tom Pelphrey. As séries dramáticas também terão seu lugar, com os atores Bradon Flynn, Christian Navarro e Alisha Boe, que interpretam personagens em "13 Reasons Why", mais recente sucesso da Netflix, que trata sobre bullying e suicídio.
 
Para relembrar a infância de muita gente, a CCXP Tour Nordeste traz Carlos Villagrán, ator conhecido por fazer o papel de Quico no seriado "Chaves". Mas nem só de nomes internacionais está composto esse elenco. Estarão presentes também Rodolfo Valente e Vaneza Oliveira de "3%", a primeira série brasileira da Netflix. Da TV, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Diogo Vilela, Vladimir Brichta, entre outros.
 
Painel de "Star Wars" se destaca entre os filmes
 
Para os fãs de cinema, a ComiCon reserva grandes surpresas. Os principais estúdios e franquias estarão presentes divulgando material. O grande destaque será a transmissão em tempo real do painel "Star Wars: Os Últimos Jedi", no sábado ao meio-dia, diretamente do Star Wars Celebration, em Orlando nos EUA. No domingo ocorre o painel da Marvel Studios, onde serão exibidas cenas inéditas de "Guardiões da Galáxia Vol. 2", que chega às telas em 27 de abril. Além disso, em todos os dias, os visitantes poderão curtir áreas temáticas dos filmes: "Thor: Ragnarok" e "Piratas Do Caribe: A Vingança De Salazar". A Fox Film do Brasil, também terá um estande exclusivo. A distribuidora fará um painel para o público com conteúdos inéditos dos seus próximos lançamentos: "Alien: Covenant" e "Planeta dos Macacos: A Guerra", além da animação Lino e outros materiais.

Para os fãs dos esportes e games
 
A Comic Con também abrigará atrações para os fãs dos eSports. No estande da Nagem, a equipe da INTZ eSports Club estará presente para falar com os fãs na sexta e no sábado. Vai rolar painel com alguns dos jogadores, além de fotos e bate papo. A agremiação disputou o Mundial de League of Legends em 2016. Quem também marca presença, desta vez no Palco Twitch (plataforma de streams) é o jogador de League of Legends Felipe "YoDa" Noronha.
 
Ele esteve recentemente no Recife, quando venceu a final do CBLoL 2017. Desta vez, ele retorna para interagir com os fãs na sexta e no sábado. Competições de Overwatch (quinta e domingo) e de League of Legends (sexta e sábado) também ocorrerão na Arena Nagem, com narração do streamer Willian "Gordox" Lemos. Além de TV, cinema e games, o evento também vai abrir espaço para personalidades do YouTube. Entre elas, estão Cellbit, os irmãos Marcos e Matheus Castro e Luciano Amaral, que além de youtuber, também interpretou o personagem Pedro no seriado infantil Castelo Rá-Tim-Bum.

Artists' Alley para se deleitar com os quadrinhos
 
Nascidos após muitas horas de trabalho storyboards e esboços os personagens e grandes franquias, que são hoje um sucesso de crítica e público, tem sua origem nos quadrinhos. Na CCXP, boa parte da programação é dedicada para que quadrinistas interajam com o público. O destaque vai para Mauricio de Sousa, o pai da Mônica e lenda viva dos quadrinhos nacionais.
 
Ele é um dos homenageados do evento. Além de atrações nacionais, a convenção contará com a presença de personalidades de fora do país. Como os ilustradores Bill Sienkiewicz, conhecido por seus trabalhos com títulos da Marvel Comics, e Glenn Fabry, responsável pelas pinturas das capas de "Hellblazer" e "Preacher". A CCXP oferece ainda, na edição nordeste, o Artists’ Alley. O mais tradicional espaço da feira, e uma das áreas mais movimentadas, é reservado para que os artistas exponham e vendam prints, sketchbooks, artes originais e outros materiais.
 

Compartilhe isso

Comentários