Governo da Paraíba abre inscrições para participação em feira de artesanato

Cultura 09/05/2017 às 14:00


 Artesãos paraibanos terão mais uma oportunidade de mostrarem seu potencial artístico e cultural. Desta vez na 18ª Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), que ocorre de 6 a 16 de julho de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda-PE. As inscrições podem ser feitas de forma presencial até o próximo dia 25, ou por email até o dia 31.

De forma presencial, os interessados precisam se dirigir à sede do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), situada no Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, na Praça da Independência, 56, centro, João Pessoa, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
 
Por e-mail, basta enviar a ficha de inscrição, que se encontra no edital no sítio oficial do PAP e dos documentos exigidos para o endereço inscricaopap@gmail.com, da 0h do dia 6 de maio até as 23h59 de 31 de maio, com o seguinte assunto: 18ª FENEARTE e no corpo do e-mail informar nome completo do interessado.
 
Para este edital, que já está disponível no www.paraiba.pb.gov.br/pap, estão sendo disponibilizadas 15 vagas para os artesãos individuais ou associado a uma cooperativa ou associação. Os selecionados terão espaço num stand disponibilizado durante o evento. Os artesãos individuais deverão ter faixa etária acima dos 16 anos, ter cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), Carteira Nacional dentro do prazo de validade, disponibilidade e condições físicas para viajar e realizar a comercialização dos seus produtos durante o evento. Já as entidades representativas (associações, cooperativas) precisam ser constituídas legalmente ou cadastradas no Sicab.
 
Os interessados em participar da seleção deverão preencher um formulário de inscrição e apresentar os seguintes documentos: no caso do artesão individual, cópia de documento de Identidade e CPF, cópia da Carteira de Artesão Estadual e do Sicab ou, na falta justificada, fornecimento do nº de inscrição, três fotos por peça artesanal, de diferentes ângulos, na forma impressa, em CD/DVD, ou arquivo de imagem enviado por meio eletrônico (e-mail) e um comprovante de residência recente dos últimos três meses.
 
As entidades representativas (associações, cooperativas) precisam apresentar certidão de CNPJ, cópia do estatuto, cópia da ata de constituição da diretoria, relação dos artesãos que serão beneficiados, que deverão estar com suas respectivas carteiras dentro do prazo de validade, com os respectivos números de cadastro no Sicab, três fotos por peça artesanal, de diferentes ângulos, na forma impressa, em CD/DVD, ou arquivo de imagem enviado por meio eletrônico e comprovante de endereço dos últimos três meses.
 
Segundo a gestora do PAP, Lu Maia, por meio das feiras e com a parceria do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), o Governo da Paraíba tem a oportunidade de incentivar os artesãos na comercialização de seus produtos. “A Fenearte é uma das feiras nacionais mais esperadas durante todo o ano, tanto pela oportunidade de negócios com o volume de vendas, quanto pela posição geográfica privilegiada, especialmente pela proximidade com nosso Estado”, comentou.

Compartilhe isso

Comentários