Copa do Nordeste 2018 começará no dia da final deste ano, com fase preliminar

Esporte 11/05/2017 às 15:34


 A Copa do Nordeste de 2018 terá início no mesmo dia da final de 2017, entre Bahia e Sport, 24 de maio, na Fonte Nova. A novidade é devida à fase preliminar criada para enxugar a competição de 20 clubes para 16 em sua fase de grupos.

 
A fase preliminar de 2018 será realizada nos dias 24 e 31 deste mês, com a participação de oito times que disputarão um mata-mata do qual sairão os quatro classificados para a fase de grupos. Esta voltará a ser composta por 16 clubes, como era até 2014, antes da entrada dos representantes do Piauí e do Maranhão.
 
Os quatro classificados do “Pré-Nordestão” se juntarão às 12 equipes que têm vaga direta na fase de grupos - os campeões de cada estado e os vices da Bahia, Pernambuco e Ceará.
O Fluminense de Feira, terceiro colocado no Campeonato Baiano, representará a Bahia na seletiva, que terá ainda o terceiro colocado de Pernambuco e os vices de Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. Os confrontos serão definidos por sorteio.
Até o momento, cinco times estão definidos: Fluminense de Feira, Itabaiana (vice de SE), CSA (vice de AL), Treze (vice da PB) e Globo (vice do RN). Altos e Parnahyba farão a final do Campeonato Piauiense nos dias 13 e 17. Santa Cruz e Náutico decidem o 3º colocado do Pernambucano dia 16, no Arruda – o Santa venceu o jogo de ida por 2x1. O Campeonato Maranhense está paralisado na Justiça. Cordino, Sampaio Corrêa e Moto Club podem ficar com a vaga.
 
O Fluminense de Feira tem um problema em particular. O jogo de volta da fase preliminar choca com a partida do Touro contra o Atlético-PE, dia 31 de maio, pela segunda rodada da Série D. Este jogo foi adiado do dia 28 por causa do show de Roberto Carlos, dia 26, no Joia da Princesa, que impossibilitará o estádio de ser utilizado entre os dias 25 e 29, segundo ofício da CBF. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) solicitará a mudança de data de uma das partidas.
 
A opção por fazer a fase preliminar no ano anterior ao torneio venceu com maioria dos votos na reunião entre CBF, Liga de Clubes do Nordeste e federações estaduais, realizada terça-feira (9), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A outra opção seria marcar a fase preliminar para janeiro de 2018, pouco antes do início da fase de grupos da Copa do Nordeste, no final do mesmo mês. No entanto, o entendimento da maioria foi de que o planejamento dos clubes seria prejudicado se iniciassem o ano sem a certeza de que disputariam a fase de grupos.
 

Compartilhe isso

Comentários