João Pessoa estará recebendo a 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Cultura 11/05/2017 às 22:00


 De 22 a 26 de maio a cidade de João Pessoa estará recebendo a 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos que será realizada na Sala Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba. A entrada é gratuita para todas as sessões.

Nesta edição, a programação da mostra conta com 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em quatro mostras: Panorama, Temática (que abordará questões de gênero) e Homenagem (com foco na filmografia da cineasta Laís Bodansky). A novidade nesse ano é a Mostrinha, voltada para o público infantil e infanto-juvenil que exibirá oito curtas-metragens.

Pela segunda edição consecutiva, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos será produzida na cidade de João Pessoa pela Empresa de Serviços Culturais (EMSERC), que espera mobilizar pessoas da cidade como também espectadores de cidades próximas da capital paraibana. “Nossa meta esse ano é ter um público mais abrangente, de cidades próximas a João Pessoa e assim dá mais visibilidade a essa mostra que tem um papel muito importante na desmistificação de conceitos erroneamente levantados sobre a questão dos direitos humanos, que são essenciais para p próprio desenvolvimento do ser humano”, diz Orlando Junior, produtor local da mostra.

Outro fator importante da 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na cidade é seu caráter educacional nas sessões que serão realizadas para escolas. Mercicleide Ramos, Coordenadora Pedagógica do Grupo Castelo Audiovisual, desempenhará novamente essa mesma função na mostra. “Entendemos que o audiovisual não pode ser usado de forma isolada, fora de um contexto maior e mais amplo! Temos nas mãos um instrumento poderoso de educação e não podemos desperdiçá-lo, para tanto confeccionamos um material didático sobre os filmes que serão exibidos nas sessões escolas que serão entregues aos professores presentes, para posterior uso em sala de aula”, explica Mercicleide.

A 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos é uma realização do Ministérios dos Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e patrocinado pela Petrobras e pelo Itau. A Mostra será realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal. Em João Pessoa a produção é da Empresa de Serviços Culturais (EMSERC) com apoio do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, da UFPB, através do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (Cursos de Cinema e Jornalismo) e do Grupo Castelo Audiovisual.

No site da Mostra (http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br) é possível acompanhar quais sessões serão seguidas de debate e quais terão audiodescrição. Nos endereços eletrônicos das mídias sociais local (www.facebook.com/mostradecinemaedireitoshumanosnomundoparaiba) e nacional (facebook.com/11amostracinemaedireitoshumanosbrasil), você encontra outros detalhes, além de curiosidades sobre a Mostra.



Compartilhe isso

Comentários