Simorion Matos fala sobre São João de Monteiro, política e outros assuntos

Regional 14/05/2017 às 22:52


 SÃO JOÃO DE MONTEIRO

 
A prefeita Anna Lorena deverá anunciar brevemente a programação do São João de Monteiro – Uma Festa Cada Vez Melhor. É grande em toda região a expectativa para o evento que já está consolidado no calendário sócio-cultural da Paraíba.
 
O jornalista Fred Menezes, Secretário de Comunicação do Município de Monteiro, informou que a prefeita está nos ajustes finais para anunciar as atrações que, mais uma vez, deverão ser de alto nível.
 
O beato Vicente já está engarrafando a água milagrosa do Velho Chico, vinda Serra da Canastra em Minas Gerais, para dar de presente aos turistas no período junino, cobrando apenas o preço do vasilhame.
 
BATINGA SUMIU
 
Muitas pessoas que acompanham a movimentação política do Cariri comentam que o ex-deputado Carlos Batinga tem demorado visitar a região, estando sumido do cenário político.
 
Tendo apoiado a reeleição do governador Ricardo Coutinho em 2014, Batinga perdeu o mandato parlamentar e teria sido escanteado na divisão do bolo governista em Monteiro, ficando desmotivado. Esta é a opinião de muitos, inclusive de alguns seguidores.
 
Atualmente como Secretário na gestão do prefeito da capital, Luciano Cartaxo, o ex-prefeito monteirense ainda representa uma interrogação em relação à campanha estadual do próximo ano.    
 
ABASTECIMENTO IRREGULAR
 
No dia 11 de abril o governador Ricardo Coutinho esteve em Princesa Isabel e festivamente, em praça pública, abriu uma torneira que despejava água, dando por inaugurado o novo sistema de abastecimento através da adutora do Pajeú. Foi uma euforia total e a alegria da população tinha como mote o fato de que a terra do coronel José Pereira estava sendo a primeira na Paraíba a ter águas do rio São Francisco nas torneiras.
 
Com mais de um mês depois, Princesa Isabel ainda não teve normalizado o seu abastecimento, porque a cada dia é constatado um problema. Reclama-se que a vazão da adutora (sob a responsabilidade da COMPESA) não tem sido suficiente e que a rede de tubulação da cidade, por ser muito antiga, não tem suportado a pressão da água, estourando em vários pontos. E o precioso líquido ainda está longe das torneiras.              
                                                                                                        
AUDIÊNCIA PÚBLICA
 
Para tentar resolver o problema, o prefeito Ricardo Pereira convocou uma audiência pública que acontecerá no dia 29 de maio, com a presença de dirigentes e representantes do Ministério Público (estadual e federal), DNOCS, COMPESA, CAGEPA, Prefeitura, Câmara Municipal e VL TEKNO, empresa responsável pela extensão da adutora no trecho de 18 km entre Flores (PE)/ Princesa Isabel.
 
Com a presença de todos os atores envolvidos, esperam-se os esclarecimentos cabíveis e as providências necessárias para que o abastecimento d’água da cidade sede da 11ª Região Geo Administrativa do Estado seja, enfim, regularizado.
 
MORO: MOCINHO OU VILÃO?
 
A atuação do juiz Sérgio Moro na Operação Lava Jato pode ser dividida em dois tempos. No primeiro, onde conseguiu projeção nacional, os que acreditavam só existir corrupção nos blocos políticos do centro e da direita aplaudiam o magistrado, considerando-o um grande herói nacional.
 
Neste segundo tempo, quando abastecido e acionado pelos procuradores ele aperta o cerco contra Dilma, José Dirceu, Palocci, Lula e outros figurões da esquerda, Moro é considerado inimigo número um do PT e acusado de estar praticando perseguição política.
 
O juiz Moro pode ser visto como mocinho ou vilão, dependendo do interesse de quem está sendo por ele julgado.
 
PAUSA PRA MEDITAÇÃO
 
Conversei recentemente com o empresário Paulo Sérgio, que foi candidato a vice-prefeito de Monteiro na chapa encabeçada por Juraci Conrado. Ele estava bastante satisfeito no seu novo empreendimento comercial, o Auto Posto Brasil.
 
“Passei 20 anos da minha vida gastando dinheiro em política e agora decidi me dedicar a mim e à família. Estou tocando meus negócios, onde encontro mais sentido e mais vantagem”, falou Paulo Sérgio.
 
O que ele quis dizer com isto?
 
PENSAMENTO DA SEMANA:                                                                                               
 
“Tenho mais medo de três jornais do que de cem baionetas”.
 
Napoleão Bonaparte
 
COISAS & CASOS
 
Em clima de homenagem às mães, vale a pena lembrar os versos do extraordinário Manoel Xudu:
 
 
 
Minha mãe que me deu papa
 
me deu doce, me deu bolo,
 
mamãe que me deu consolo
 
leite fervido e garapa
 
um dia me deu um tapa
 
e depois se arrependeu
 
beijou aonde bateu
 
acabou-se a inchação
 
QUEM PERDE MÃE TEM RAZÃO
 
DE CHORAR O QUE PERDEU.
 
Contatos com a coluna: simorionmatos@gmail.com
 
VITRINE DO CARIRI
Por Simorion Matos

Compartilhe isso

Comentários