Coro de Câmara da UFCG se prepara para turnê em Nova York nos Estados Unidos

Cultura 15/05/2017 às 18:11


 O Coro de Câmara de Campina Grande está se preparando para a terceira turnê internacional do grupo. O coral realizará três concertos na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, neste mês de maio.  O primeiro concerto será na Our Lady of Pompeii Church, dia 23, às 19h30min. Na ocasião, o grupo cantará um programa dedicado à música sacra coral brasileira.

 Na quarta, dia 24 de maio, às 19h, o coro se apresenta na Brazilian Endowments for the Arts, um instituição que tem se dedicado à promoção da cultura brasileira no Estados Unidos. Neste dia, o grupo participará do evento Quartas Literárias, ocasião na qual apresentará o programa Músicas e Danças do Brasil, destacando vários elementos da música popular brasileira e de tradição oral.
 
O ponto alto da turnê é a estreia mundial da Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais, que acontece dia 26 de maio, às 19h, na mais prestigiada casa de concertos dos EUA, o Carnegie Hall. O concerto intitulado Celebration & Reflection faz parte da programação da Distinguished Concerts Internacional New York (DCINY). É a primeira vez que um regente brasileiro integra a série de concertos promovido pela DCINY. É também pioneira a participação de um coro paraibano neste evento. O concerto do Coro de Câmara integra a programação de um dos feriados mais relevantes do país, o Memorial Day.
 
Além do Coro de Câmara de Campina Grande, participarão do concerto no Carnegie Hall, o Tutti Choir BSB, de Brasília-DF, o Loiret’s Singers, da França e vários cantores norte-americanos, totalizando 72 intérpretes sob a batuta do maestro Vladimir Silva.
 
Histórico
 
O Coro de Câmara de Campina Grande foi fundado em março de 2010 pelo maestro Vladimir Silva. O grupo, ligado à Universidade Federal de Campina Grande, ensaia três vezes por semana, tendo se dedicado à interpretação de repertório eclético, incluindo obras da renascença ao período contemporâneo.  A proposta do grupo é promover um amplo processo de educação musical por meio da prática coral. Por esta razão, o Coro desenvolve aulas de teoria, técnica vocal/canto e apreciação musical, sempre em associação com o repertório estudado. O Coro de Câmara é formado por alunos e professores universitários, bem como pessoas da comunidade.
 

Compartilhe isso

Comentários