Festival terá programação cultural variada e gratuita durante 10 dias

Cultura 07/07/2017 às 17:02


 A programação completa do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que ocorrerá entre 20 e 29 de julho, no Agreste de Pernambuco, foi divulgada esta sexta-feira (7). Nomes como Geraldo Azevedo, Tom Zé, Mart’nália, Baiana System, Lucy Alves, Chico César, Fernanda Abreu e Eddie vão tocar no palco principal. Haverá noite dedicada à cena paraense, com Arthur Spindolla, Fafá de Belém, Lia Sophia e Pinduca. Outro destaque é a quantidade de artistas lançando discos, como Marsa, Tibério Azul e Mundo Livre.

 
>> Clique aqui e confira a programação completa
 
Em sua 27ª edição, o FIG ocupará diversos espaços da cidade, com programação diversa de música, teatro, dança, circo, cinema, artes visuais, literatura, artesanato, cultura popular e outras formas de expressões artísticas. Este ano, o homenageado é o cantor e compositor cearense Belchior – cuja poética ilustrará toda parte visual e decorativa do festival. O evento também entrará nas celebrações pelo centenário de Hermilo Borba Filho, cujas homenagens marcarão o conceito da Praça da Palavra.
 
A abertura do festival, na quinta-feira (20), será no Teatro Luiz Souto Dourado, com a cantora pernambucana Isadora Melo, e participação especial dos músicos Maurício Tizumba (MG), Lui Coimbra (RJ) e Mona Gadelha (CE). O Reisado de Garanhuns também emprestará mais brilho à noite de abertura do FIG.
 
Na sexta-feira (21), primeiro dia do palco Mestre Dominguinhos, o maior do evento, acontece um tributo a Belchior, o homenageado do festival. O concerto contará com a participação de Ednardo (CE), Vanusa (SP), Lira (PE), Cida Moreira (SP), Tulipa Ruiz (SP), Isaar (PE), Fernando Catatau (CE), Juvenil Silva (PE), Renata Arruda (PB), Gabi da Pele Preta (PE).
 
Antes deles, o palco receberá a cantora Amanda Back, às 20h, e também show com Geraldo Azevedo, às 22h30. O VJ Gabriel Furtado garantirá as imagens que ilustrarão todos os shows que acontecerão no palco Dominguinhos.
 
No sábado (22), Baby do Brasil leva ao palco principal o show "Baby do Brasil Experience", que traz sucessos da carreira, como "Sem Pecado e Sem Juízo", "Cósmica", "Telúrica", "Menino do Rio" e "Todo Dia Era Dia de Índio".
 
Antes de Baby, o palco será de artistas que representam a música de tradição pernambucana: Maciel Salu (filho do saudoso Mestre Salu) e Adiel Luna e Mestre Bule Bule, que vem encantando plateia com show de poesia popular e viola.
 
Outros destaques
Na coletiva de imprensa, a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, destacou a ampliação do projeto Som na Rural, do Outras Palavras, a mostra de Teatro na Galeria Galpão e as ações na área de gastronomia, onde acontecerão oficinas e debates nesta área.
 
O encontro de produtores de grandes festivais durante o FIG, a valorização da cultura popular, com a participação expressiva dos Patrimônios Vivos na programação e a presença do hip hop na grade do evento são outros pontos que Souto celebrou."A cultura pernambucana ainda tem muito de novo e muito para mostrar", afirmou.
 
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, o FIG conta com a parceria da Prefeitura de Garanhuns e apoio da CEPE Editora, Sesc e Sebrae, além do Virtuosi e do Conservatório Pernambucano de Música. 
 

Compartilhe isso

Comentários