Editora publica 17º livro de coleção sobre personalidades paraibanas

Cultura 24/08/2017 às 15:32


 17º livro da coleção literária Primeira Leitura - que conta histórias de personalidades paraibanas em quadrinhos - é lançado nesta quinta-feira (24), em João Pessoa. A coleção da editora Patmos já contou os feitos de paraibanos como Ariano Suassuna, Jackson do Pandeiro, José Lins do Rêgo, Augusto dos Anjos e João Pessoa para o público infantojuvenil e agora publica a história da médica Eudésia Vieira.

Eudésia é a segunda mulher a protagonizar um título da coleção - antes, apenas a professora e poetisa Anayde Beiriz teve sua história contada. Com texto da escritora Neide Medeiros e ilustrações do artista gráfico Megaron Xavier, o livro mostra que Eudésia foi a única mulher da turma que, em 1934, se formou em medicina no Recife. Nove anos depois, ela foi salva do naufrágio de um navio - torpedeado por submarino italiano - no qual viajava ao Rio de Janeiro para fazer o parto da sua filha.
 
Nascida em um povoado de Santa Rita, Eudésia foi professora em Serraria e depois em João Pessoa, antes de decidir cursar medicina no Recife. Formada, abriu consultório na capital e ganhou expressão por ações sociais voltadas para segmentos carentes da sociedade, a exemplo da população carcerária.
 
A coleção Primeira Leitura foi lançada em 2014, retratando a vida e a obra de Augusto dos Anjos. Como a editora é paraibana, foram priorizados personalidades, escritores e ilustradores paraibanos para compor as obras. De acordo com dados da Patmos, desde o lançamento até a publicação do 16º título - “Zé da Luz em quadrinhos” -, a coleção já vendeu 55.659 exemplares.
 
“A coleção é destinada ao público infantojuvenil e utiliza a linguagem de quadrinhos para estimular a leitura e proporcionar informações básicas sobre personalidades, que muitas vezes não são conhecidas. Então queremos resgatar essas personalidades e despertar interesse desse público. Alguns dos nossos livros são indicados para paradidáticos, em escolas”, explicou a editora da Patmos, Cida Nóbrega.
 
“Usamos uma linguagem sintética, resumida, mas com consistência, para mostrar a contribuição dessas personalidades para a cultura, história e ciência”, pontuou a editora.
 
A escolha do nome de Eudésia Vieira para fazer parte da coleção Primeira Leitura foi feita ainda pelo editor Carlos Roberto de Oliveira, que morreu em dezembro do ano passado. Ele considerava a vida e a obra da paraibana dignas de serem levadas ao conhecimento da jovens estudantes paraibanos.
 
Agora, o objetivo da editora é ampliar para outros estados do Nordeste. Já foi publicado “Luiz Gonzaga em quadrinhos”, de Pernambuco, e estão em fase de conclusão os livros sobre Joaquim Nabuco, de Pernambuco, Câmara Cascudo, do Rio Grande do Norte, e Padim Ciço, do Ceará.
 
Lançamento
A solenidade de lançamento do livro “Eudésia Vieira em quadrinhos” acontece às 19h desta quinta-feira (24), na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, no bairro Tambiá. A entrada é gratuita e o público presente vai receber um exemplar do livro.

Compartilhe isso

Comentários