12ª Edição do Festival Audiovisual de Campina Grande foi lançado esta quinta

Cultura 31/08/2017 às 19:12


 As pessoas envolvidas com o cinema, o telejornalismo e a publicidade poderão inscrever suas produções na 12ª Edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB. O edital foi lançado na manhã desta quinta-feira (31), no câmpus  da Universidade Estadual da Paraíba, em Bodocongó, Campina Grande.

 
O edital foi lançado com a presença de alunos, professores e integrantes do cenário artístico e cultural paraibano.
 
A edição 2017 do evento acontecerá entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, em Campina Grande, e de acordo com Hipólito Lucena será feito com a parceria de iniciativas públicas e privadas do Estado, além de instituições de ensino superior.
 
“Procuramos também oferecer, além das mostras competitivas variadas nas áreas de cinema, telejornalismo e publicidade, uma variedade de mesas redondas, palestras, workshops e outras ações que tenham a ver com todas as áreas das produções audiovisuais”, acrescentou.
 
No lançamento, foram exibidos vídeos produzidos nas cidades de Remígio e Umbuzeiro, em oficinas promovidas pelo Comunicurtas Itinerante,  projeto que exibe filmes em cidades do interior e incentiva a produção audiovisual local.
 
“Temos visto como é importante mexer com a autoestima dos moradores dos municípios envolvidos, pois as pessoas se veem nas produções locais e estas se ampliam nos compartilhamentos nas redes sociais. Cinema é fundamental e sua ausência é como uma casa sem espelhos, a gente não se enxerga”, comparou Hipólito.
 
Durante o lançamento do festival também foi apresentada a nova logomarca do Comunicurtas, uma película cinematográfica em forma de pássaro, elaborada pelo Núcleo de Criação e Marketing da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da UEPB. Segundo Marcelo Davi Serafim Duarte, idealizador da proposta, o formato foi concebido pensando no novo momento do festival, que se consolidou ao longo de 12 anos com notável reconhecimento. Para ele, foi um desafio criar uma marca que fugisse das formas óbvias, mas sem perder a identidade do audiovisual. “Pensamos no termo ‘dar asas à imaginação’ e vimos que um elemento da natureza seria bem representativo. Espero que a marca represente o tamanho do Comunicurtas e que ela faça tanto sucesso quanto o festival”, enfatizou.
 
Neste ano, um dos homenageados será o humorista paraibano Francisco Josenilton Veloso, o Shaolin, que faleceu em 2016. Para o diretor da Shaolin Produções, Ricardo Santos, a lembrança do artista deixou toda a família muito feliz, pois desta maneira, as pessoas da região não esquecerão o humorista.
 
As inscrições de trabalhos estarão abertas de 1º de setembro a 1º de outubro e a relação dos filmes selecionados que concorrerão nas mostras será divulgada no dia 15 de outubro. Todas as normas para inscrição e informações sobre premiação estão disponíveis no edital, acessível no link: http://sites.uepb.edu.br/comunicurtasuepb/documentos/.
 
A mesa de abertura foi composta pelo coordenador do evento,o jornalista Hipólito Lucena; pelo coordenador do Curso de Comunicação da UEPB, professor Arão de Azevedo; pela chefe do Departamento de Jornalismo, professora Socorro Palitot; pela jornalista Luciellen Lima, da Comissão de Editais e Seleção do festival; e pelo designer Marcelo Davi Serafim, responsável pela nova logomarca do Comunicurtas UEPB.Laudiceia Veloso e o ator Lucas Veloso, viúva e filho de Shaolin confirmaram presença no festival.

Compartilhe isso

Comentários