Projeto resgata cultura quilombola em comunidade no Sertão da Paraíba

Cultura 08/09/2017 às 00:18


Um projeto de extensão desenvolvido por universitários tem buscado resgatar a identidade cultural de moradores da comunidade de remanescentes quilombolas Serra Feia, que fica situada no município de Cacimbas, no Sertão da Paraíba. O programa existe desde o ano passado e visa capacitar professores e estudantes da Escola Municipal Joaquim Cassiano Alves sobre a importância da cultura afro-brasileira.

Segundo uma das colaboradoras do projeto, Ayara Luna, a ideia surgiu depois que os primeiros alunos a visitar a comunidade identificaram que muitos moradores não possuíam ligações culturais com sua origem e mantinham apenas identidades sociais em relação ao quilombo.

Desta forma, o grupo resolveu levar conhecimento aos professores e estudantes da escola para que eles tivessem acesso a um acervo cultural da etnia afro-descedente. As ações são desenvolvidas através de palestras, bate-papo com os integrantes da unidade educacional e mesas redondas para discutir o assunto.

Nascido no curso Psicologia da Faculdade Integrada de Patos (FIP), o programa conta atualmente com a colaboração de estudantes de outros cursos, como jornalismo e odontologia, por exemplo, o que tem trazido ainda mais benefícios para a comunidade. “Hoje nós oferecemos ensinamentos na área de saúde bucal, mídias sociais e temos uma ampla divulgação no trabalho com a população. A psicologia, além de trabalhar os direitos humanos trabalha também a auto-estima” explicou a coordenadora do projeto, Irismar Batista.

A colaboradora do projeto, Ayara Luna, informou que na última reunião feita na comunidade, o secretário municipal de educação do município de Cacimbas se comprometeu a inserir na grande da escola uma disciplina que fale sobre a cultura afro descendente. O prazo para a implantação da matéria é de 6 meses.
 

Compartilhe isso

Comentários