Orquestra de Flautas Doces do projeto Ação Social pela Música faz estreia

Cultura 29/09/2017 às 17:30


 A Orquestra de Flautas Doces do projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP) faz sua estreia neste sábado (30), às 8h30, no Centro Cultural Gervásio Maia. A apresentação faz parte das comemorações dos dois anos do Centro Cultural, onde são realizadas as aulas da Unidade 4 do projeto ASMJP, inaugurada no mês passado. A programação será aberta com uma apresentação da Banda 5 de Agosto.

Com pouco de 30 dias de aulas, a orquestra conta atualmente com 40 alunos, mas vai chegar a 60 componentes em outubro. Regida pelo maestro Samuel Espinoza, coordenador técnico da ASMJP, a orquestra vai executar ‘Meu lanchinho’ – ‘Frére Jacques’, música atribuída ao compositor francês Jean-Philippe Rameau (1683-1764) – em cânone de quatro vozes e ‘Ode a alegria’ da 9ª sinfonia de Beethoven (1770-1827).
 
Segundo o maestro Samuel Espinoza, a primeira apresentação pública da Orquestra de Flautas Doces da ASMJP, unidade IV do Gervásio Maia, define muito bem a dinâmica e a sistemática de ensino extremamente eficiente do projeto de inclusão social pela música inspirado no já consagrado método do “El Sistema”, criado na Venezuela há pouco mais de 40 anos.
 
“Funcionando no contraturno escolar, este projeto aproveita inteiramente as tardes ociosas dessas crianças, que há menos de dois meses jamais imaginaram que poderiam estar hoje tocando a música de gênios como Beethovem e Rameau, além de outros grandes compositores brasileiros, e que estariam tendo uma oportunidade única de desenvolver os seus talentos, com profissionais de altíssimo nível, como os professores da Orquestra Sinfônica Municipal, que dão suporte pedagógico ao projeto”, disse Espinoza.
 
A Unidade 4 do projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa, localizada no conjunto Gervásio Maia, foi inaugurada em agosto deste ano, e em menos de dois meses de aulas os alunos já apresentam resultados significativos. O quadro docente da Unidade 4 é composto por Jaqueline Cyntia Ladislau (sub-coordenadora da unidade), Aderaldo Pontes, Thayna Italine, Fabiane Marques e Rafael Benício.
 
Projeto – O projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa, é patrocinado pela empresa Cielo e tem parceria efetiva com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). O projeto atende 150 crianças e adolescentes nas unidades do Alto do Mateus e de Mangabeira, onde aprendem a tocar instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Os dois novos polos, no Gervásio Maia e no Varadouro (Casa da Pólvora), inaugurados em agosto, já estão atendendo 120 alunos com aulas de flauta doce e canto coral.

Compartilhe isso

Comentários