João Pessoa recebe 2ª edição de festival de culinária e cultura vegana

Cultura 08/10/2017 às 00:21


 Segunda edição do Veg Jampa, festival de culinária e cultura vegana, aconteceu no sábado (7) e nestedomingo (8) no campus da UFPB em João Pessoa. A programação do evento começa às 10h e vai até as 18h, na Central de Aulas (CA). Palestras, oficinas culinárias, feira gastronômica e de adoção de animais, além de atrações artísticas estão previstas na programação.

O evento é organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com o apoio do Núcleo de Extensão em Justiça Animal (Neja) da UFPB. Os organizadores do evento explicam que o objetivo é promover vegetarianismo estrito, sem consumo de alimentos de origem animal, como opção saudável e sustentável entre as pessoas que moram na Paraíba.
 
“Queremos melhorar o acesso à informação sobre o vegetarianismo e veganismo em João Pessoa para que cada vez mais estabelecimentos comerciais e iniciativas independentes despertem interesse pela causa na cidade”, diz Nara de Ferrer, coordenadora do núcleo SVB em João Pessoa.
 
Durante os dois dias de evento, foram realizadas oito oficinas e oito palestras, com destaque para os nomes de Parú Vegan, fisiculturista vegano duas vezes vice-campeão baiano de Fisiculturismo, vice-campeão Norte-Nordeste de 2017 e criador da página no Facebook Musculação Vegana, com mais de 50 mil membros,.
 
Juninho Sangiorgio, músico e ativista vegano que já tocou em várias bandas do circuito do rock nacional, entre elas a aclamada Ratos de Porão; André Vieland, chef vegano que já comandou as cozinhas de alguns dos principais restaurantes veganos da capital paulista; e Sandra Limande Lopes, que trabalha como Gerente de Políticas Alimentares na Humane Society Internacional, uma das maiores organizações de proteção animal do mundo.
 
O II Veg Jampa também contará com outros dois segmentos. Um voltado para a adoção de cachorros e gatos, realizado pela ONG AdotaJP, em que os visitantes poderão comprar roupas e acessórios do brechó para que a renda arrecadada seja empregada na causa e os animais adotados serão vermifugados na hora.
 
outro com a sua já tradicional feira gastronômica e de produtos, que, desta vez, terá vinte expositores em sua grande maioria locais: Veg Show, Gato Doce, Let’s Girl Vegan, Veg Leve, Karranka, Hortelã Vegaria, Dona Frida, Yoghee, Espaço Vegan, Cozinha Ecológica, Casa de Nara, Baunilha Haus, Cactus Lira, Caju Maria Atelier e o próprio estande da SVB são alguns dos expositores confirmados no festival.
 
Programação II Veg Jampa
 
Domingo, dia 08
10h - Palestra A Ética Animal em Porfírio (séc III d.C.) com Loraine Oliveira e demonstração culinária de vegburguer e pasta de tofu com Alda Santos;
11h30min - Palestra Comendo o Planeta com Célio Roberto e demonstração culinária de medalhão vegano de banana e beterraba ao molho picante de graviola com André Vieland;
14h - Palestra Veganismo nos Esportes com Parú Vegan e demonstração culinária de chilli vegano e brigadeiro de inhame com Deborah Sá;
16h30min - Palestra Veganismo Popular com Juninho Sangiorgio e demonstração culinária de lasanha à bolonhesa vegana com Vitória do Veg Show.

Compartilhe isso

Comentários