Evaldo Gonçalves: Era das Trevas... na perspectiva do desenvolvimento da Nação

Brasil 09/11/2017 às 17:53


 Era das Trevas...

Ninguém duvida que este País esteja convivendo com surpresas desagradáveis: de um lado, os escândalos impostos pela corrupção generalizada, e, do outro, as dificuldades orçamentárias do Estado Brasileiro em atender às demandas quanto às suas necessidades vitais.
 
Afora o desemprego avassalador, bem como a recessão que ameaça a nossa Economia, tudo inibe a produção de bens essenciais ao consumo dos brasileiros, e a sobrevivência do capital produtivo, além de outras restrições nos recursos orçamentários para a Educação e a Ciência. 
 
Significa dizer: estamos caminhando para uma Era das Trevas, pois, onde faltam disponibilidades financeiras para investimentos em Educação e Ciências, instala-se a mais desesperadora realidade: faltam-nos perspectivas para o desenvolvimento da Nação. 
 
Diante dessa ameaça de uma Era das Trevas, advertência foi feita por 23 ganhadores do Prêmio Nobel, preocupados com o nosso futuro, através de Carta à Presidência da República, solicitando o fim dos cortes nas dotações orçamentárias destinadas à Ciência e à Tecnologia.
 
Tal receio se fundamentou no contingenciamento de quase 50% dos recursos destinados ao Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações, relativos ao ano em curso, e cortes maiores nas dotações de2018.  
 
Alegam os Laureados do Prémio Nobel quecortes em tão importantes áreas do conhecimento humano, em uma Nação como a nossa, onde ainda há escassez de cérebros na Ciência e na Tecnologia, tais medidas restritivas no Orçamento propiciarão a fuga de cientistas e técnicos para outros países, onde há recursos pródigos e abundantes.
 
Por outro lado, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência espera que esse brado de apoio e incentivo dos 23 detentores do Prémio Nobel, em favor de importante causa, terá repercussão junto à Presidência da República, às nossas Universidades e Centros de Ciência e daTecnologia.
 
Esperemos que tal advertência nos livre da Era das Trevas. Basta de restrições...
 
Evaldo Gonçalves é da APL e doIHGP
 

Compartilhe isso

Comentários