Tecnologia e Leis - João Pessoa na vanguarda da iniciativa popular

Política 09/11/2017 às 18:03


 “A capital da Paraíba sai na frente para ter a primeira lei aprovada usando a tecnologia e mobiliza poder público e cidadãos e redes da sociedade civil (...)”. É o que registra o jornalista Cristiano Cipriano Pombo na reportagem ‘Aplicativo que permite aos cidadãos propor leis tem 500 mil downloads’, publicada nesta quarta-feira (8) na edição eletrônica do jornal Folha de São Paulo. Segundo Cristiano, a iniciativa da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em adotar o aplicativo ‘Mudamos’ é uma forma do Legislativo pessoense enxergar nessa plataforma “(…) uma guinada para futuras ações (...)”.

A iniciativa do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) ao criar o aplicativo ‘Mudamos’, que permite a coleta de assinaturas para fazer valer projetos de iniciativa popular, ficou entre as três finalistas do ‘Prêmio Empreendedor Social 2017’, promovido pela própria Folha de São Paulo em parceria com a Fundação Schwab na noite da última segunda-feira (6), em São Paulo (SP).
 
Na oportunidade, durante os agradecimentos, o diretor do ITS Rio, Ronaldo Lemos, lembrou do pioneirismo da CMJP, que foi a primeira Casa Legislativa do país a abraçar o aplicativo para smartphones e tablets. “João Pessoa teve um papel fundamental porque foi a primeira cidade a olhar o ‘Mudamos’ e ver que a tecnologia pode trazer um novo tipo de legitimidade para a gente pensar o processo legislativo no Brasil”, discursou Ronaldo Lemos.
 
Lemos ainda ressaltou: “Geralmente, quando o povo se manifesta, ele faz as coisas certas. João Pessoa abraçou isso de uma forma pioneira”, agradecendo ao presidente e ao 1º-vice-presidente da Câmara, respectivamente, vereadores Marcos Vinícius (PSDB) e Lucas de Brito (PSL/Livres), que estiveram presentes à cerimônia na capital paulista.
 
No último final de semana, em João Pessoa, em pouco mais de 48 horas, a participação do público na votação dos projetos de iniciativa popular disponibilizados pela CMJP no 'Mudamos' registrou um crescimento de 12,07%. O projeto que prevê a criação do primeiro Hospital Veterinário Municipal de João Pessoa, por exemplo, na manhã da segunda-feira (6) já registrava 65% da meta (659 votos).
 
O salto nos números ocorreu após a CMJP, por meio de seus canais de comunicação e transparência (portal de notícias, redes sociais, rádio e tevê), ter intensificado a divulgação de informações a respeito do 'Mudamos', com o objetivo de orientar a população pessoense a participar das votações nos projetos de iniciativa popular já disponibilizados no aplicativo.

Compartilhe isso

Comentários