Apresentada programação do 5º Festival Internacional de Música Clássica

Cultura 17/11/2017 às 16:31


 Com apresentação de um quinteto de cordas, formado por músicos da Orquestra Sinfônica Municipal (OSMJP) que são professores do projeto Ação Social pela Música – Unidade 1 (Alto do Mateus), o prefeito de Luciano Cartaxo, Luciano Cartaxo, apresentou a programação, nesta sexta-feira (17),do Festival Internacional de Música Clássica, que será realizado no período de 26 de novembro a 2 de dezembro, e vai reunir 30 atrações, sendo 11 delas internacionais. Serão 23 concertos, todos gratuitos, realizados nas igrejas do Centro Histórico, além das 14 masterclasses. A programação completa pode ser acessada no seguinte link: http://midi.as/ProgramaçaoFestival

 
Durante a apresentação da programação do Festival, o prefeito Luciano Cartaxo falou sobre a importância do evento para a cidade de João Pessoa, com apresentações gratuitas e a troca de experiência dos músicos locais com os músicos que vêm de outros Estados e países.
 
“Vamos ter aqui artistas vários países, como Holanda, Bulgária e Rússia e tantos outros. Vamos realizar mais de 20 concertos, todos gratuitos, nas nossas igrejas, facilitando a participação das pessoas, mostrando que a música clássica pode ser mais acessível. Estamos felizes porque é um evento consolidado, importante, que também fortalece o nosso turismo, pois antecipamos nossa alta estação com esse Festival que acontece na nossa cidade pela quinta vez e que atrai cada vez mais turistas”, disse Luciano Cartaxo.
 
Já o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, destacou o valor que Festival de Música Clássica agrega à cultura paraibana. “Esse evento valoriza nossa cultura e tem um apelo turístico porque é divulgado nos países desses músicos estrangeiros, que visitam nossa cidade, assim como nos grandes festivais de música clássica.Estamos trazendo dez músicos de várias nacionalidades.E este ano, tanto na abertura como no encerramento, estamos trazendo outras vertentes da música, como o saxofonista Leo Gandelman e Wagner Tiso, um grande compositor da MPB, além de Antônio Nóbrega, que tem uma identidade com a cultura popular”, destacou.
 
O 5º Festival Internacional de Música Clássica é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
 
O Festival será aberto no dia 26, no Adro da Igreja São Francisco, com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), que será regida pelo maestro Laércio Diniz, e terá como solistas convidados o pianista Wagner Tiso e o saxofonista Léo Gandelman.O encerramento será no Parque da Lagoa, com a OSMJP sendo regida pelo maestro Júlio Medaglia, regente convidado, e participação do músico pernambucano Antônio Nóbrega.

Compartilhe isso

Comentários