Estação das Artes abre nova exposição-residência sobre arte contemporânea

Entretenimento 17/11/2017 às 20:34


 A Estação das Artes, prédio do complexo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no altiplano, será a residência de mais de 35 artistas plásticos paraibanos, a partir desta sexta-feira (17), quando acontece a abertura oficial, às 19h, do projeto “Instale-se”, uma residência artística que resulta na criação coletiva dos artistas locais e reúne instalações, pinturas, esculturas, fotografias e outros estilos sobre arte contemporânea.

 
A curadora e artista plástica, Lúcia França, disse que a exposição é dedicada ao artista e ambientalista Frans Krajcberg, falecido nesta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer que vinha lutando há vários anos. “É uma homenagem da Prefeitura Municipal de João Pessoa ao artista que inaugurou o espaço expositivo Estação das Artes. Importante gesto de reconhecimento diante do engajamento e magnitude em prol da cultura e a arte brasileira. Krajcberg configura-se como exemplo de um artista no mundo contemporâneo Com sua arte ele questionou, pulsou, gritou e transformou”, comentou a curadora que conviveu com o artista de perto.
 
Instale-se – O processo de criação e produção da residência artística começou em outubro com a chegada, aos poucos, das obras de arte de vários artistas paraibanos no local. Muitos nomes se fazem presentes na galeria. Só para citar alguns, ao entrar o visitante pode encontrar obras de Jonas Lourenço, Célia Gondim, Alberto Pessoa, Ilson Moraes, Ana Lúcia Pinto, Wilson Figueiredo, Michele Almeida, Nadja Lacerda, Gunga Rodrigues e outros.
 
“O Instale-se é o habitat do desenho, ambiente de produção da imagem que envolve, ateliê aberto que faz ir além da contemplação, inspirados pelo cotidiano e motivados pela inquietação que nos move”, explicou Lúcia França.
 
São inúmeras possibilidades de diálogo, que interagem e se ampliam, onde o espaço se abre para residência artística, troca importante que faz do ambiente expositivo um canteiro, em que o ato de criar é apresentado como um modo de construção do espaço onde os artistas exprimem seus universos poéticos e seu comprometimento.
 
O que é uma residência artística? – A residência artística, no mundo das artes significa “habitar um lugar, onde se desenvolverá o trabalho, em diálogo com os demais contextos e integrantes da residência” (artistas locais, artistas visitantes, produtores, coordenadores, técnicos, programadores, curadores, público, funcionários da limpeza, seguranças, etc) a fim de produzir um trabalho artístico.
 
Está é a primeira vez que uma residência artística acontece na Estação Cabo Branco com um número considerável de participantes. Uma residência consiste em uma produção complexa que envolve uma cadeia de pessoas na sua criação e produção.
 
“Desta forma os artistas utilizam diversas técnicas e materiais, aportam na Estação das artes livremente, transformando-a num ateliê aberto, ambiente de trabalho em que desenham, pintam e esculpem os espaços, nos fazendo refletir e imergir em seus universos interiores. Por isso se inspire, inspire, instale-se!”, convidou a curadora Lúcia França.
 
SERVIÇO:
 
PROJETO INSTALE-SE (Coletiva)
 
Sexta-feira (17)
 
Hora: 19h
 
Local: Estação das Artes – Altiplano
 
Horário de visitação das exposições do Instale-se: Terça a Sexta-feira – 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado de 10h às 19h.
 
Fone: 3214.8270
 
Entrada Gratuita

Compartilhe isso

Comentários