Morre atriz Helena Xavier, de Os Mutantes, mãe de autor de novela e tia-avó de galã
- 5 de dezembro de 2022
A atriz Helena Xavier morreu nesta segunda (5) de causas naturais, aos 92 anos. Ela, que fez uma carreira profícua no teatro, também é conhecida pelo grande público pelos papéis de Simone em Os Mutantes: Caminhos do Coração (2007) e a baronesa Eugênia da versão de A Escrava Isaura (2004), ambas na Record.
A artista é mãe do novelista Tiago Santiago e tia-avó dos autores Dharck Tavares, Juliana Xavier e Ricky Tavares.
A informação foi confirmada por Santiago em seu perfil oficial no Instagram. “Com profundo pesar, venho comunicar o falecimento da minha mãe, Helena Xavier, atriz e professora, aos 92 anos de idade, de causas naturais em sua residência”, escreveu.
“Formada pela Fundação Brasileira de Teatro, teve como mestras Dulcina de Moraes [1908-1996], Cecília Meirelles [1901-1964] e Glorinha Beutenmüller, entre outras”, continuou.
“Foi estrela de TV, na década de 1950, quando participou, entre outros, do Teatro Tal, Teatro Tupi e Câmera Tupi”, relembrou o autor:
No teatro, participou de diversos espetáculos no Teatro Nacional de Comédia, no Teatro Tablado, e ganhou o prêmio Padre Ventura, um dos mais importantes da época, da Associação de Críticos Teatrais Independentes por sua atuação na peça Calúnia, da companhia Tônia-Celi-Autran. Helena também trabalhou na Globo, mas ficou conhecida do grande público pelas novelas da Record. Entre as escritas por Santiago, estão Promessas de Amor (2009) e Os Mutantes (2009).
Ela deixa outros três filhos além do escritor: Basílio Santiago, professor titular de física da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); e o sindicalista Gerardo Santiago.
“Excelente mãe e avó, querida por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la, está agora de volta ao lar da Criação, no seio do Criador. Amor eterno, mãe. Por onde você foi, um dia eu vou também”, concluiu Santiago.