Lula anuncia indicação do senador Jean Paul Prates para presidir a Petrobras
- 30 de dezembro de 2022
O presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou, nesta sexta-feira (30), o nome do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para comandar a Petrobras a partir de 2023. O nome do petista não é novidade, pois já se especulava como principal candidato ocupar o cargo. Mas ainda vai precisar ser aprovado pelo conselho de administração da empresa.
Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobrás. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro, informou Lula por meio de uma rede social.
Durante o governo de transição, Prates estava na coordenação de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, respondendo também sobre o futuro da empresa. Em entrevista após reunião com Lula, ele defendeu mudança na política adotada pela Petrobras para a definição do preços dos combustíveis.
Atualmente, a Petrobras leva em consideração o preço internacional do petróleo. O aumento considerável neste ano foi provocado, em especial, pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, que inflacionou os valores. Essa abordagem foi uma estratégia do Governo Bolsonaro, a qual foi duramente criticada pela oposição do presidente da República.
Com isso, o senador e novo presidente da empresa apontou que a autossuficiência do Brasil, tanto em exploração quanto em refino, deve ser mais bem aproveitada. Isso traria mais competitividade de preço às empresas e distribuidoras.
Para que isso aconteça, Jean Paul Prates acredita a estatal diminua a distribuição de dividendos para reforçar o caixa da companhia e alavancar os investimentos, em especial em refinarias, estratégia abandonada pela atual gestão. Além disso, quer adotar a prática de utilizar mais energias renováveis, em detrimento das fósseis.