Marcos do Val quer impedir Moraes na relatoria de inquéritos
- 3 de fevereiro de 2023
O senador Marcos do Val (Podemos-ES), após revelar uma trama golpista contra Alexandre de Moraes, vai pedir à Procuradoria-Geral da República (PGR) o afastamento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) da relatoria dos inquéritos que apuram atos antidemocráticos.
O motivo, de acordo com o senador, é a presença de Moraes no depoimento que ele expôs nesta última quinta-feira (2), da proposta feita pelo deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Como ele vai entrar nos autos, ele não pode ser o relator, afirmou Marcos do Val.
Ele também destacou que o ministro do STF não recomendou a formalização das denúncias na época, diferente do que o próprio Moraes disse recentemente, o qual recomendou que Do Val formalizasse.
Tenho como provar que ao comunicar o ministro Moraes sobre o que estava acontecendo, por escrito e testemunhamento, via WPP, em nenhum momento recebi orientações do ministro para fazer formalização, afirmou Do Val, em entrevista à CNN Brasil.
Além disso, ele agradeceu aos filhos do ex-presidente, Flávio e Eduardo, que aconselhou Do Val a manter o cargo, quando ele cogitou renunciar após realizar prestar depoimento. O senador defende a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para que ele possa revelar mais detalhes sobre o plano golpista.