Defesa e Exército articulam proposta para proibir militar da ativa em cargo político
- 12 de março de 2023
O Ministério da Defesa e o Exército planejam levar ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma proposta para impedir que militares da ativa tenham cargo político ou civil. A ideia surgiu após uma conversa entre o ministro da pasta, José Múcio Monteiro e o comandante Tomás Paiva.
De acordo com relatos de generais, as Forças Armadas ganhou um cunho muito político durante o Governo Bolsonaro, que já foi militar. Para eles, o ideal seria uma proposta como essa para despolitizar a instituição. O militar da ativa que ganhasse qualquer cargo político ou civil seria encaminhado diretamente à reserva, não após dois anos como é atualmente.
A proposta será discutida na próxima semana entre o comandante Paiva e o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP). O assunto seria não só em relação aos militares, mas também sobre uma tentativa do PT em modificar o artigo 142 da Constituição Federal, para que as operações de Garantia de Lei e Ordem (GLO) acabem.
Na Constituição, a GLO seria para garantir a lei e a ordem no momento em que esgotar os instrumentos destinados à preservação
da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Apesar disso, o comandante Tomás Paiva possui preocupações quanto as mudanças propostas pelo PT.