Alberto Youssef é preso por novo juiz da Lava Jato
- 20 de março de 2023
O ex-doleiro Alberto Youssef (foto) foi preso preventivamente nesta segunda-feira (20) pelo novo juiz da Lava Jato Eduardo Appio, em Itapoá (SC), no litoral de Santa Catarina.
O relatório fiscal para fins penais da Receita Federal, aponta que o ex-doleiro não devolveu aos cofres públicos os valores desviado e boa parte do patrimônio teria sido direcionado ao patrimônio pessoal de Youssef.
O relatório fiscal para fins penais da Receita Federal, deixa evidenciado que o acusado não devolveu aos cofres públicos todos os valores desviados e que suas condições atuais de vida são totalmente incompatíveis com a situação da imensa maioria dos cidadãos brasileiros, diz trecho da decisão do juiz Eduardo Appio.
Em sua decisão, Appio afirma que no acordo de delação premiado firmado entre os advogados de Youssef e a Força Tarefa do MPF de Curitiba, o ex-doleiro ficou obrigado a devolver apenas uma parte de seu patrimônio, além de bens imóveis considerados de difícil alienação.
Ora, a própria Receita Federal denuncia que o investigado teria se apropriado de valores muito superiores aos valores acordados, argumenta o juiz.
Alberto Youssef foi condenado a mais de 100 no âmbito da Operação Lava Jato. Após delação premiada, ele ficou preso por apenas 3 anos.