Prefeita Anna Lorena atinge 76,8% de aprovação em Monteiro, de acordo com o Polêmica/AgoraSei
- 28 de março de 2023
O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta segunda-feira (27), a quinta matéria da segunda rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.
Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.
A pesquisa traz indicadores sociais e políticos voltados principalmente para a eleição municipal de 2024; com um questionário diverso e intuitivo, a parceira Polêmica AgoraSei andou do sertão ao litoral entrevistando milhares de pessoas.
A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, em diversas áreas da gestão das prefeituras; isso irá direcionar o futuro das administrações em melhorar ainda mais a vida dos seus habitantes.
Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de Monteiro. A pesquisa foi realizada nos dias 15 e 16 de março de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 264 na zona urbana e 136 na zona rural.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra
O primeiro dado mais importante observado na pesquisa foi a avaliação da gestão, nessa área do levantamento na qual existe a divisão entre ótimo e bom, a Prefeita atingiu 68,7% de aprovação, ratificando o ótimo trabalho dos dois primeiros anos do segundo mandato de Anna Lorena na cidade.
Na pesquisa feita de forma estimulada onde só é perguntado se você aprova ou desaprova a gestão, os bons números se repetem com o Prefeita tendo 76,8% de aprovação.
A boa administração, a gestão mais eficiente que às anteriores e o trabalho são os principais pontos considerados pelos 307 munícipes que aprovam a administração, como primordiais para o sucesso do mandato de Anna Lorena.
Nas áreas específicas pesquisadas pelo projeto, as que mais se destacam são: A coleta de lixo com 76,8% de aprovação; a avaliação das escolas municipais que atinge 78% e a categoria que mais se sobressai no levantamento, são os ótimos números no funcionamento dos postos de saúde que chegam a 84,3% de aprovação perante os 400 entrevistados.
Antes de surgir oficialmente na história Monteiro era uma área de fazendeiros e criadores de gado. No final do século XVIII, algumas famílias lá se estabeleceram e, em 1800, Manoel Monteiro do Nascimento desmembrou uma área de sua fazenda, chamada Lagoa do Periperi, para construir uma capela consagrada a Nossa Senhora das Dores, distante 300 metros da margem do Rio Paraíba.
A beleza do local foi atraindo habitantes e, em pouco tempo, formou-se um povoado que, em 1840, deixou de ser Lagoa do Periperi e passou a se chamar Povoação da Lagoa (havia apenas duas casas de telha na época). Pouco tempo depois, em homenagem ao seu fundador, o povoado recebeu o nome de Alagoa do Monteiro.
O distrito de Alagoa do Monteiro foi criado pela Lei Provincial nº. 194, de 4 de setembro de 1865. A cidade foi sendo erguida à margem do Rio Paraíba, que nasce na Serra do Jabitacá, a 24 quilômetros da cidade. Tornou-se município por meio da Lei nº 457, de 28 de junho de 1872, com território desmembrado de São João do Cariri.
Anna Lorena de Farias Leitte Nóbrega, nasceu em Monteiro no dia 18/06/1987. Ela é advogada com especialização em Gestão Pública e doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Buenos Aires.
A Prefeita é filha do ex-prefeito Francisco de Assis Neves Nóbrega e neta de José Leite de Sousa, ex-prefeito de Monteiro e ex-deputado estadual.
A sua primeira eleição foi em 2012, quando foi eleita Vereadora. No pleito seguinte disputou pela primeira vez a prefeitura vencendo Conrado em uma disputa acirrada.
Em 2020 a Prefeita conseguiu se reeleger, contra Micheila Henrique, filha dos ex-Deputados João e Edna Henrique, em uma votação praticamente idêntica a 2016, tendo 57,93% dos votos.
Nas últimas eleições a Prefeita, apoiou para a Assembleia, Adriano Galdino (Republicanos), na disputa para a Câmara ela esteve ao lado de Wellington Roberto (PL), no Senado Bruno Roberto (PL) e na briga pelo Governo, a Prefeita apoiou João Azevêdo (PSB).
Todos os candidatos tiveram ótima votação na cidade, se destacando a larga vantagem que João Azevêdo conseguiu ter nos dois turnos em Monteiro.