Rússia anuncia fim do embargo à carne bovina brasileira, diz Itamaraty
- 7 de abril de 2023
O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (7) que a Rússia anunciou o fim do embargo à carne bovina brasileira exportada do Pará. O embargo acontecia desde o mês passado, após um caso atípico de vaca louca em uma pequena propriedade no município de Marabá, no Pará.
O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio hoje, 7 de abril, do fim das restrições à carne bovina brasileira impostas pela Rússia em razão do caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípica no estado do Pará, informou o Itamaraty.
Não apenas a Rússia se assustou com o casa de vaca louca no Pará, como também China e Filipinas, que também confirmaram um embargo. Mas no final de março, os asiáticos suspenderam e retomaram a fazer negociações com o Brasil, assim como a Rússia a partir de hoje.
De acordo com o governo brasileiro, em 2022, as exportações de carne bovina para a Rússia somaram cerca de US$ 165 milhões de dólares, o equivalente a 24 mil toneladas do produto. Embaixadas brasileiras e representações do Ministério da Agricultura e Pecuária em países considerados estratégicos têm atuado desde então a fim de evitar fechamentos indevidos de mercados.