Grupo do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu visita Taperoá, terra de Ariano Suassuna

  • 24 de abril de 2023

Grupo do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu, passou o fim de semana, de 21 a 23, conhecendo a cidade de Taperoá, no Cariri da Paraíba, cidade fonte de inspiração para Ariano Suassuna, escritor e dramaturgo responsável pela criação do Movimento Armorial, de valorização da Cultura Popular.

A cidade dá nome a uma das mais importantes, ou mais conhecida, obra de Ariano, o Auto da Compadecida, retradada em livro, filme e minissérie. Ela também foi usada como cenário para da série a Pedra do Reino, baseado em outro livro do escritor.

Lá, ainda existe monumento (Igreja) construído pela equipe de produção e usado durante as gravações. Em Taperoá, é possível conhecer a casa Museu e a Biblioteca Ariano Suassuna, com fotografias e exposições sobre o autor.

Além dessas, ainda é possível visitar as Igrejas de São Sebastião e a Matriz, a ponte dos arcos, a Universidade Leiga do Trabalho, fundada por Balduino Lelis, e o comércio local.

Segundo a vice-presidente da instituição, a jornalista Dani Morais, essa é a primeira viagem que o grupo realiza pós pandemia.

“Nos últimos anos o Instituto sempre escolhe uma cidade para conhecer sua história ou atração turística. É uma retomada da nossa Caravana Loucos por História, que mistura lazer e conhecimento. Geralmente quem participa são membros e seus familiares”, explica Dani.

Em Taperoá, o grupo foi recebido pelo guia Rafael, da @rainha.tur e pelo fotógrafo e pesquisador, Valtécio Rufino, este último, responsável pela Biblioteca Municipal. Alice Monteiro Farias, filha de Bauduino Lelis, Manoel Dantas (Dantinhas) primo 2° grau de Ariano, Natanael Gomes, músico da Banda João Ferreira de Souza, além de moradores e servidores públicos, que tornaram a visitação possível.

Durante o trajeto os membros também visitaram Pedra de Ingá (Ingá), Pico de Jabre (Matureia) e a Pedra Furada, na Serra dos Vales (Taperoá), todas na Paraíba.

Compartilhe

Comente