Governadores temem que NE percam investimentos com demora das linhas de transmissão
- 28 de abril de 2023
Com grandes potenciais para o setor, a Paraíba e os Estados do Nordeste podem perder investimentos em projetos de geração de energia renováveis por falta de linhas de transmissões para escoar a produção. O dilema, foi uma das pautas de discussão durante o Fórum dos Governadores da região, nesta sexta-feira (28), em João Pessoa.
Governador da Paraíba, um das unidades da federação que tem recebido nos últimos anos a instalação e investimentos de empresas da área, o João Azevêdo demonstrou preocupação porque a solução pode não chegar em curto prazo. Segundo Azevêdo, o Governo Federal anunciou que deverá lançar editais e fazer leilões para construção das linhas no fim do ano e, pelos cálculos do chefe do Poder Executivo estadual, a conclusão dos projetos podem durar cinco anos, prazo não bate com o dado as geradoras que é até 2026.
Não casa essa duas coisas. Então, estamos com um pleito de pedir ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que faça prorrogação de prazos de autorização dessa outorgas para que não tenhamos esses projetos sendo levados ou encaminhados para outras regiões. É fundamental que o Nordeste estabeleça essa prioridade, disse João após o encontro.
Na próxima sexta-feira (5), os governadores do Nordeste se reunirão em Fortaleza com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir buscar uma saída. Também deverá participar da reunião empresa geradoras e distribuidoras.