Joaquim Barbosa alerta Lula sobre indicação para o STF: “Contrassenso”

  • 15 de maio de 2023

Pressionado sobre a escolha de seu indicado para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal, o presidente Lula (PT) vem recebendo conselhos e alertas de aliados políticos.

Indicado pelo chefe do executivo em 2003, Joaquim Barbosa é o único ministro negro a ocupar uma cadeira no STF. O jurista foi mais um a se posicionar sobre a indicação do petista e o alertou sobre a escolha de um não-negro para o posto.

A declaração foi dada em entrevista o Jornal Valor Econômico, da Globo, e repercutiu nesta segunda-feira (15).

“Lula foi um ousado ao me nomear. O Brasil ainda vivia o mito da democracia racial. Seria um contrassenso e um paradoxo que, 20 anos depois, quando houve avanço nas políticas de igualdade racial iniciadas no primeiro governo Lula, e que também levaram a iniciativas privadas, que este governo não nomeie pelo menos um negro”, disse

Dentre os possíveis nomes analisados por Lula, o mais cotado para assumir a cadeira no supremo é Cristiano Zanin, advogado que defendeu o ex- presidente na Lava Jato.

Embora Zanin tenha uma carreira consolidada na advocacia, há quem questione sua indicação por não se tratar de um nome negro, o que seria uma escolha mais coerente com as políticas de inclusão racial que vêm sendo implementadas no país.

Vale lembrar que, além do ministro que substituirá Lewandowski, outro nome deve ser indicado para o Supremo durante o mandato do petista.

Compartilhe

Comente