Wilson Santiago e Cabo Gilberto assinam requerimento de CPI do abuso de autoridade
- 20 de maio de 2023
Dois deputados federais paraibanos assinaram, até a manhã deste sábado (20.05), um requerimento para a instauração da CPI do Abuso de Autoridade, na Câmara dos Deputados, que tem como foco ações do Poder Judiciário, a exemplos de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com levantamento, os deputados federais Wilson Santiago (Republicanos) e Cabo Gilberto (PL) assinaram o requerimento, tornando-se subscritores da proposta. Os dois confirmaram ao blog o apoio para a criação da CPI, que já conta com o apoio de 142 parlamentares.
A CPI do Abuso de Autoridade foi requerida pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo), tendo ganhado força após a cassação do deputado federal Deltan Dallagol (Podemos) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), numa decisão bastante contestada no meio jurídico e na imprensa. Todos os cidadãos precisam ter seu limite, disse Santiago ao blog.
Para que a CPI seja iniciada, é necessário o apoio de 171 deputados federais. O partido Novo também lançou um abaixo assinado, nas redes sociais, que em três dias conta com mais de 300 mil assinaturas em apoio a CPI.
Na semana passada, três CPIs foram instaladas na Câmara. Elas vão investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a manipulação do resultado de partidas de futebol e uma possível fraude financeira na empresa Americanas. Uma quarta, sobre pirâmides financeiras com criptoativos, será instalada nos próximos dias. Pela regra geral, apenas cinco CPIs podem funcionar ao mesmo tempo.
VITRINE DO CARIRI
Com Agenda Política