Sérgio Moro reage a escolha de Lula por indicar Zanin ao STF: Fere o espírito
- 1 de junho de 2023
O Senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) reagiu, nesta quinta-feira (1), à decisão do presidente Lula (PT) de indicar o advogado pessoal Cristiano Zanin para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deve substituir o ministro aposentado, Ricardo Lewandowski.
O ex-juiz da Operação Lava Jato expressou preocupação com a indicação de Zanin, ressaltando a importância de manter a imparcialidade e a isenção no Poder Judiciário.
A indicação de Cristiano Zanin para o STF deve ser oficializada no Diário Oficial da União ainda nesta quinta-feira (1º). O advogado de 47 anos ganhou destaque ao atuar na defesa do ex-presidente Lula durante os processos da Operação Lava Jato.
No entanto, a nomeação de Zanin não está garantida. Cabe ao Senado Federal aprovar ou não o nome indicado para ocupar uma cadeira no Supremo. O advogado deverá passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, onde será avaliado por senadores antes da votação final.
Caso a indicação de Cristiano Zanin seja aprovada, ele poderá atuar na Corte até 2050, de acordo com as atuais regras de aposentadoria do STF. Seguindo a norma, os ministros deixam o cargo de forma compulsória ao completarem 75 anos de idade.