Venda do SBT ‘nunca teve o aval da família’, afirma filha de Silvio Santos

  • 26 de junho de 2023

No ano passado, o SBT foi oferecido a vários potenciais compradores. Entre eles, figuraram a rede mexicana Televisa, os bancos XP e BTG Pactual e os empresários Rubens Menin (dono da CNN Brasil) e Nelson Tanure (acionista da Light, Gafisa e Tim). Chegaram a estipular um valor: R$ 1 bilhão. Mas Silvio Santos pediu cinco vezes mais (US$ 1 bilhão), as conversas não evoluíram e, hoje, pode-se dizer que estão definitivamente encerradas.

“Tudo o que aconteceu não tinha o aval da família”, sentencia Daniela Beyruti, que há pouco mais de dois meses assumiu o comando do SBT.

A nomeação de Daniela ao cargo de vice-presidente do SBT (o mais alto no organograma da emissora) é um indicador de que a empresa não está mais à venda –se é que algum dia realmente esteve.

Filha “número 3” de Silvio Santos, Daniela é herdeira direta do SBT. Em 2017, Silvio transferiu a ela e à irmã Renata Abravanel Curado (a filha “número 6”) as principais concessões do SBT (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre).

“O SBT não está à venda, e a família continua acreditando no negócio. Somos produtores e distribuidores de conteúdo”, disse Daniela, dando um recado ao mercado. Ao lado de Renata, Daniela busca atualmente uma forma de retomar os investimentos em programação e fazer o SBT crescer.

Rumores de que o SBT está à venda não são novidade. Circulam desde o final dos anos 1990. “Tem hora que o Silvio fala em vender, tem hora que não. O SBT, aliás, é o brinquedo dele, e agora com a Daniela na vice-presidência acho que a venda não vai rolar jamais”, afirma uma fonte próxima do empresário, sob a condição de não ter sua identidade revelada.

Das recentes negociações, participaram o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, Fábio Faria (genro de Silvio Santos e ex-ministro das Comunicações), Guilherme Stoliar (ex-presidente do Grupo Silvio Santos e sobrinho do apresentador) e Walter Zagari (ex-vice-presidente comercial da Record e ex-diretor comercial do SBT).

Ratinho, que é dono da afiliada do SBT no Paraná, seria um dos interessados na compra e também teria intermediado a negociação com Nelson Tanure. Stoliar apresentou Rubens Menin a Silvio Santos. Fábio Faria tentou vender a emissora ao banqueiro André Esteves, do BTG Pactual. Guilherme Stoliar e Zagari tiveram reuniões com executivos do XP, tentando viabilizar um plano de aquisição da emissora.

Mas, de fato, nenhum dos “negociadores” chegou a ter em mãos uma carta de Silvio Santos os autorizando a vender seu “brinquedo”. Também nunca houve a troca de minutas de acordos de confidencialidade, essenciais para o fornecimento de informações sensíveis, como dados financeiros.

Aos 92 anos, Silvio Santos está afastado do dia a dia do SBT, não tem mais gravado, porém continua influente nos bastidores. As conversas sobre a venda da emissora foram feitas com ele, apesar da oposição das filhas.

“Na cabeça das filhas, nunca houve o projeto da venda”, confirma outro personagem dessa história, também sob anonimato. “Na verdade, o Silvio não dava o mandato de venda pra ninguém. Ele de fato só fazia esses ensaios pra ter dimensão do valor da sua empresa.”

Quem é Daniela Beyruti?

Filha mais velha de Silvio Santos com Iris Abravanel, Daniela Beyruti tem 46 anos e é casada desde 2002 com o empresário Marcelo Beyruti, com quem tem três filhos. É formada em Comunicação Social pela Liberty University, uma universidade batista da Virgínia, nos Estados Unidos. Assim como a mãe, é evangélica.

Daniela assumiu a vice-presidência do SBT em 6 de abril, substituindo José Roberto Maciel, que passou a ser exclusivamente presidente do Grupo Silvio Santos.

Ela começou a trabalhar no SBT na segunda metade dos anos 2000. Em 2006, logo em seu primeiro trabalho na TV, assumiu a direção-geral do reality show Ídolos, um sucesso na época. Depois, foi diretora artística e diretora-executiva da emissora. Em 2015, passou a fazer parte do conselho de administração do Grupo Silvio Santos.

Renata Abravanel, sua sócia nas concessões do SBT, tem 38 anos. A filha caçula de Silvio Santos é tida como a mais discreta das seis. Formada em Administração de Empresas também pela Liberty University, é apontada como a futura gestora dos negócios do pai. Atualmente, é presidente do conselho de administração do Grupo Silvio Santos.

Compartilhe

Comente