Luxemburgo está a quatro jogos de conquistar primeiro título internacional de clubes da carreira
- 24 de agosto de 2023
Um dos treinadores mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo ainda persegue seu primeiro título internacional de clubes. O treinador de 71 anos vê na Copa Sul-Americana a oportunidade de acabar com esse tabu.
Na última terça-feira (23), o Corinthians deu um importante passo rumo a semifinal da Sul-Americana ao vencer o Estudiantes, por 1 a 0, na Neo Química Arena. O resultado dá ao Timão a vantagem do empate na partida de volta das quartas de final, na próxima terça (29), no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina.
Se o Corinthians conseguir a classificação, Vanderlei Luxemburgo vai estar a três jogos do tão sonhado título internacional. O adversário da semifinal seria América-MG ou Fortaleza. Na final, que será realizada em partida única, em Montevidéu, no Uruguai, o Timão enfrentaria São Paulo, Botafogo, Defensa y Justicia, da Argentina, ou LDU, do Equador.
Desde que iniciou a carreira de treinador, em 1980, Vanderlei Luxemburgo passou por inúmeros clubes e conquistou mais de 20 títulos, mas nenhum deles a nível internacional. No comando do Palmeiras, em 2020, faturou a Florida Cup, um torneio amistoso durante a pré-temporada realizado nos Estados Unidos.
Os únicos títulos internacionais conquistados por Luxemburgo foram no comando da seleção brasileira: a Copa América de 1999 e o Torneio Pré-Olímpico Sub-23 em 2000.
Antes de buscar a vaga na semifinal da Sul-Americana, na próxima terça-feira (29), Luxemburgo volta suas atenções para o Brasilerão. Neste sábado (26), o Corinthians recebe o Goiás, na Neo Química Arena, em confronto direto na luta contra o rebaixamento.