Caso Sophia: delegada diz que detalhes da investigação estão sob sigilo e diligências continuam
- 2 de setembro de 2023
O desaparecimento de Ana Sophia, de oito anos, ainda é um mistério. Há quase dois meses do sumiço da menina no distrito de Roma, em Bananeiras, aparentemente ainda não há novidades nas investigações. Na tarde desta sexta-feira (1º), a chefe de gabinete da Delegacia Geral da Paraíba, a delegada Maíra Roberta, gravou um vídeo para esclarecer que as diligências continuam sendo feitas e os detalhes do inquérito não podem ser revelados até a elucidação do fato.
Em continuidade às investigações sobre o desaparecimento de Ana Sophia, diligências são realizadas continuamente com o intuito de se chegar à elucidação completa do fato. A autoridade policial que preside uma investigação, seja ela sobre um desaparecimento ou qualquer outro fato, cabe a essa autoridade policial zelar pelo sigilo necessário a essa investigação, seja para preservar a dignidade de todas as pessoas que estão envolvidas nessa investigação, seja vítima, família da vítima, testemunhas, ou pessoas que são investigadas durante o processo, como também com o intuito de preservar a própria eficácia da investigação, explicou Maíra Roberta.
De acordo com a delegada, as diligências que são realizadas no decorrer de toda a investigação não podem ser repassadas em detalhes para não prejudicar o inquérito, que está sob sigilo garantido por lei.
Detalhes essenciais, tais como: qual casa foi realizada a diligência, qual o motivo da realização da diligência, quais objetos foram apreendidos, quais perícias foram realizadas, quais os resultados dessa perícia, sob pena de tornarmos uma investigação que é sigiloso em uma investigação pública, tornarmos uma investigação infrutífera ou ineficaz. Dessa forma, a Polícia Civil se compromete, assim que tivermos uma posição a respeito do caso Ana Sophia, assim que tivermos algo de concreto a ser repassado, a Polícia Civil vai chamar a imprensa e vai repassar a informação à imprensa e à sociedade paraibana, garantiu.
Nessa quinta-feira (31), a polícia realizou busca e apreensão na casa de uma professora de Ana Sophia, no distrito de Roma, em Bananeiras. Detalhes das diligências não foram reveladas.
Até o momento, mais de 500 profissionais das forças de segurança da Paraíba trabalharam nas buscas. Mais de 40 pessoas foram ouvidas e mais de 2 mil hectares já foram verificados. Poços artesianos, cacimbas, açudes e até casa de prostituição já foram vasculhados na tentativa de encontrar Sophia. Cães farejadores e drones são utilizados para intensificar o trabalho. Alguns locais estão sendo vistoriados mais de uma vez para encontrar vestígios, mas até o momento nada foi achado.
Relembre
Ana Sophia Gomes dos Santos, de oito anos, desapareceu no caminho de casa, quando voltava da casa de uma amiga, na tarde da última terça-feira (04), no distrito de Roma, município de Bananeiras.
Câmeras de circuito de segurança de um estabelecimento comercial registraram o momento em que Sophia caminha na volta para casa antes de desaparecer. Na imagem a menina aparece usando um vestido azul com estampa de flores amarelas e um laço vermelho na cabeça. Foi a última vez que a menina foi vista.
Informações
Quem tiver alguma informação sobre Ana Sophia Gomes dos Santos, deve ligar para o Disque Denúncia da Polícia Civil pelo número 197, ou para a Polícia Militar no 190.
VITRINE DO CARIRI
Com ClickPB