Instituições parabenizam Solon Benevides por lançamento de livro histórico
- 13 de setembro de 2023
Câmara de João Pessoa, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça
destacaram livro do professor e advogado.
A partir da iniciativa do vereador Bosquinho, a Câmara Municipal de João Pessoa aprovou na manhã desta terça-feira, 12, Voto de Aplausos ao professor Solon Benevides, pelo lançamento do livro A Constituinte e a Constituição da Paraíba 1989. O vereador pessoense indica a leitura da obra para todos os que têm interesse no nosso texto constitucional e ampliar o conhecimento acerca da relevância dos nossos direitos e deveres.
Na Assembleia Legislativa da Paraíba, Instituição que coube a honra de sediar a nossa Constituição, o deputado estadual Galego Souza, apresentou requerimento para a Casa conceder Voto de Aplausos ao professor Solon Benevides. O deputado destacou que o livro discorre sobre a Carta Magna e os avanços sociais que ela trouxe para o país e a iniciativa vai a Plenário.
Já no Tribunal de Justiça da Paraíba, durante a 29ª sessão ordinária efetuada através de videoconferência, realizada nesta terça-feira numa preposição do desembargador José Ricardo Porto, a Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, por unanimidade dos seus integrantes, voto de congratulação endereçado ao advogado Solon Benevides em virtude do lançamento do livro A Constituinte e a Constituição da Paraíba 1989, em solenidade realizada ontem na Academia Paraibana de Letras.
Ao encaminhar a proposição, o desembargador Ricardo Porto destacou que o livro é um documentário histórico, enfocando a Constituição do Estado da Paraíba de forma ampla e bem documentado, onde o autor aborda com inteligência e sagacidade episódios da Constituição paraibana em simetria com a Carta Política Nacional, devolvendo ao Brasil a liberdade de expressão e a restauração da democracia, após um período onde não existia nem paz e nem concórdia que já foi embora sem deixar saudades.
Os Desembargadores Fátima Maranhão e Saulo Benevides; presidente do TCE, Nominando Diniz e o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade prestigiaram o evento; A desembargadora Fátima Maranhão destacou que o seu saudoso pai, deputado Waldir Bezerra, foi constituinte, acrescentando que o livro de Solon Benevides retrata importante pesquisa histórica da Paraíba. O Ministério Público Estadual, através do Procurador Herbert Targino, subscreveu a moção.
Nesta quarta, 13, foi a vez do Plenário do Tribunal de Justiça se manifestar após propositura do Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e aprovar, por unanimidade, voto de congratulação em seu favor, pelo lançamento do livro Constituinte e a Constituição de 1989. A Doutora Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes, 1ª Subprocuradora Geral de Justiça, acostou-se à iniciativa representando o Ministério Público Estadual.
Solon Benevides agradeceu aos juristas e parlamentares pelas homenagens prestadas, deixando claro que o trabalho de resgate do cenário da nossa Constituinte busca apresentar às novas gerações o caminho que foi trilhado até chegarmos ao ponto que vivemos, a sociedade precisa conhecer o seu passado, para entender o nosso presente e saber projetar o nosso futuro, finalizou.
Com CMJP; ALPB e TJPB