Grupo de mães monteirenses enfrentam desafios em busca de melhor inclusão para os filhos

  • 6 de novembro de 2023

No início do ano de 2023 um grupo de mães atípicas se reuniram pela primeira vez on-line, através de um grupo de whatsapp, já que devido a correria do dia-a-dia, o trabalho, o lar, a escola e as terapias, o encontro presencial era impossível. Surgia então o grupo Mães Atípicas Poderosas da cidade de Monteiro.

O intuito desse grupo no início era que essas mães encontrassem umas nas outras um apoio emocional, uma indicação de profissional, uma dica para enfrentar os desafios presentes como: desfralde, seletividade alimentar, comportamentos inadequados, habituação no ambiente escolar, por exemplo. “Com passar dos meses e cada vez mais mães entrando no grupo, decidimos depois de tantos relatos de dificuldade em conseguir as terapias apropriadas para cada diagnóstico, a inclusão dos filhos na rotina escolar, a dificuldade de encontrar profissionais capacitados, sair do nosso ciclo fechado e buscar melhorias para nossos filhos”, informa uma das mães.

Os frutos dessa união e luta começaram a ser colhidos. “Tivemos uma reunião com a prefeita Anna Lorena, e a secretária de Saúde Ana Paula, as quais ouviram nossas dificuldades, propostas para melhoria do atendimento das nossas crianças, e pela primeira vez nos sentimentos acolhidas, sentimos que temos voz, isso renovou nossa esperança na busca que nossos filhos tenham seus direitos garantidos e a oportunidade de desenvolver-se, de um futuro que não seja a marginalidade social”, disse outra mãe.

O grupo hoje conta com 42 mães com os mais diversos diagnósticos:  paralisia cerebral, autismo, microcefalia, esquizofrenia, TDAH, TOD, TOC, deficiência intelectual, entre outros. Também foi criada uma conta no Instagram para compartilhar com a sociedade monteirense as lutas, conquistas e, principalmente, informação.

Fonte:
Portal Paraíba da Gente

Compartilhe

Comente