Professor da Rede Municipal de Ensino é selecionado para produzir o material didático do Alfabetiza Mais Paraíba

  • 14 de novembro de 2023

O professor monteirense, Rogério de Lima, está entre os dez professores que atuam na Rede Pública de Ensino na Paraíba que foram selecionados para compor o grupo de pesquisa e elaboração do material didático exclusivo para o Alfabetiza Mais Paraíba. Os livros, que serão de Língua Portuguesa para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, terão distribuição gratuita para todos os municípios do Estado pactuados com o programa.

A produção é uma parceria do Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação com a Associação Bem Comum, que traz como parceira a Nova Escola Material Educacional, que realizou a seleção dos professores e fará a formação para produção dos livros, além de ser a responsável pelo incentivo das bolsas dos professores-autores.

O Pacto pela Alfabetização está apoiado em eixos fundamentais como um sistema de avaliação diagnóstica, somativa e avaliativa, promovido aos estudantes durante o ano letivo. Formação continuada dos professores de todos os municípios que aderiram ao programa e também para os gestores.

Foram 166 profissionais inscritos, que passaram por avaliação curricular, sendo 30 entrevistados, dez aprovados e mais três suplentes. Destes apenas Rogério de Lima representa o Cariri paraibano.

Os trabalhos com esses professores-autores já iniciaram com as discussões das temáticas que serão sugeridas para produção dos livros. A partir do dia 08 de janeiro de 2024, os professores-autores vão iniciar uma formação ministrada pela Nova Escola. O objetivo é alinhar as diretrizes para produção do material e definir os assuntos e pesquisas.

Para a elaboração desse material, a Nova Escola, preza pelas diretrizes utilizadas na produção dos materiais didáticos tenham orientação prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde também se encontra a utilização do viés regional, um dos pontos mais importantes que estará presente no novo livro didático.

A secretária de Educação de Monteiro, Ana Lima, ressaltou o período histórico que Monteiro vive. “É a primeira vez que Monteiro participará ativamente de uma ação tão grandiosa quanto esta e estamos imensamente orgulhosos. Não é a toa que somos referência na região, e com esse material estruturado e autoral de leitura para os estudantes e professores, teremos ilustrada a nossa identidade caririzeira”, frisou.

Os estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental vão utilizar os novos livros didáticos a partir de 2025 e os profissionais terão direitos autorais relacionados aos livros didáticos.

Conheça o professor Rogério Rodrigues de Lima
Licenciado em Letras-Espanhol e em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Internacional Signorelli; Professor dos anos iniciais da Rede Municipal de Educação do município de Monteiro – Paraíba desde 2007. Ao longo desses anos teve experiência em salas de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado – AEE, salas multisseriadas, em escolas situadas na zona rural e turmas do ciclo de alfabetização em escolas da zona urbana. Desde 2020, atua como formador municipal da equipe docente do ciclo de alfabetização.

Compartilhe

Comente