Arrascaeta chega ao quarto “duplo-duplo” em cinco anos de Flamengo
- 15 de novembro de 2023
Arrascaeta coleciona números expressivos desde que chegou ao Flamengo. E com o gol marcado no último Fla-Flu, uruguaio chegou ao quarto “duplo-duplo” nestes cinco anos vestindo a camisa rubro-negra. No total são 22 participações diretas em gols na temporada, sendo 10 gols e 12 assistências.
No clássico do último sábado, Arrascaeta abriu o placar para o Rubro-Negro aos 46 do primeiro tempo. O uruguaio recebeu lindo passe de Pulgar, invadiu a área em uma jogada individual, deixou Nino no chão após um drible e chutou no canto do goleiro Fábio.
Na partida anterior, contra o Palmeiras, Arrascaeta também marcou um gol em um lance emblemático no Maracanã. Apenas três jogadores tocaram na bola: Rossi lançou para Everton Cebolinha na esquerda, que dominou, cortou para dentro e cruzou na área para Arrascaeta desviar de cabeça e marcar.
Duplo-duplo: termo muito usado no basquete para designar um jogador com dois dígitos em duas estatísticas, como pontos, rebotes, assistências tocos ou roubos de bola.
Números de Arrascaeta
Esta é a segunda vez no ano em que Arrascaeta marcou em dois jogos seguidos. A outra, inclusive, aconteceu nos dois últimos gols do uruguaio: contra o Coritiba pelo Brasileirão e na semifinal contra o Grêmio no Maracanã. Ambas em agosto. Entre uma sequência e outra, foram nove jogos sem marcar.
Arrascaeta marcou um golaço de falta contra o Atlético-MG, no jogo em que o ex-preparador físico Pablo Fernández deu um soco no atacante Pedro. Fortaleza, Fluminense, Vasco e Independiente del Valle foram outros adversários que o uruguaio balançou as redes.
Em 2023, o Flamengo não perdeu quando Arrasacaeta marcou. São oito vitórias e dois empates. No quesito assistência, foram 12, e o Rubro-Negro só perdeu um jogo em que o uruguaio deu passe para o gol. Curiosamente, a última assistência do camisa 14 foi contra o Olímpia, na eliminação da Libertadores.
A temporada ainda não terminou e Arrascaeta pode aumentar as estatísticas. O Flamengo terá mais cinco jogos até o final do ano e precisar performar bem para cumprir o objetivo da classificação direta para fase de grupos da Libertadores. O Rubro-Negro ainda enfrenta Bragantino, América-MG, Atlético-MG, Cuiabá e São Paulo.
Duplo-duplo é rotina
São cinco anos de Flamengo e, em quatro, o uruguaio bateu dois dígitos em duas estatísticas. Em 2019, o início da passagem de Arrascaeta, foi o mais significativo: 18 gols e 19 assistências. Foi nesta temporada que o camisa 14 bateu uma marca que só foi igualada novamente em 2023.
No Brasileirão de 2019, Arrascaeta encerrou a sua participação com 13 gols e 14 assistências. Neste ano, Suárez, compatriota do meia, foi quem chegou ao duplo-duplo na competição nacional.
No ano de 2020, o meia do Flamengo marcou 12 gols e deu 14 assistências. A temporada de 2021 foi a única em que Arrascaeta não conseguiu o duplo-duplo: nove gols e 14 assistências. O camisa 14 voltou a conseguir o feito logo no ano seguinte e encerrou com 13 gols e 18 assistências em 2022.