Ministro descarta risco de racionamento de energia mesmo com altas temperaturas no país

  • 17 de novembro de 2023

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta sexta-feira (17) que, apesar das altas temperaturas registradas no Brasil nos últimos dias, não há risco de racionamento de energia no país.

Segundo Silveira, apesar da seca na Amazônia, as hidrelétricas da região estão funcionando e os reservatórios em todo o país continuam cheios. As afirmações foram feitas durante uma entrevista a um canal de notícias.

“Estive pessoalmente no Norte quando houve crise de abastecimento naquele local e vivemos um momento muito tenso com a parada de Santo Antônio [usina hidrelétrica no rio Madeira, em Porto Velho (RO)], que é fio d’água [sem reservatório]. Hoje, graças a Deus, esta usina está normalizada. Belo Monte [outra hidrelétrica, no Pará] sabemos que está no seu fornecimento normal e também em Jirau [usina acima de Santo Antônio, no Madeira, em Rondônia], portanto não temos nenhum problema hídrico hoje no Norte do Brasil”, afirmou o ministro.

Silveira comentou também as obras de instalação de linhas de transmissão na região Norte que vão interligar Roraima (RR) a Manaus (AM). Roraima é o único estado que não está no Sistema Interligado Nacional (SIN).

“No mês que vem, vamos inaugurar duas torres de transmissão e vamos interligar o último estado da Federação. Eu estive com o presidente Lula em Parintins [AM] dando ordem de serviço para ligar Manaus a Boa Vista, e com isso vamos trazer energia da Venezuela para não só suprimento de Roraima como para o SIN e atender todo o Brasil”, afirmou.

Capitais batem recordes de temperatura

As cidades de São Paulo (SP), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Teresina (PI) vêm batendo recordes sucessivos de temperatura para o ano, segundo o Climatempo. Porém, por causa da chuva, a tendência é que as temperaturas diminuam a partir desta sexta-feira (17), embora os termômetros continuem com registro superior a 30ºC.

Na cidade de São Paulo, a marca foi de 37,8°C na segunda-feira (13). A média para a capital paulista nesta época do ano é de 26,9ºC.

Os estados de Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Maranhão e o Distrito Federal estão em alerta vermelho para altas temperaturas, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

‘Contratos feitos de forma frouxa’

, na última terça-feira (7), Silveira disse que o modelo de privatização das distribuidoras de eletricidade no Brasil foi feito, em alguns casos, de forma “muito atabalhoada, de forma muito rápida, e os contratos foram feitos de forma muito frouxa e inadequada com a distribuidora”. Silveira afirma não ser contra a participação da iniciativa privada em alguns setores, “mas o setor elétrico brasileiro é um setor muito estratégico”.

 

Segundo o ministro, o governo federal tem feito investimentos em energia limpa. “Por exemplo, foram 16 bilhões de linhas de transmissão que nós contratamos este ano, inclusive com 50% de deságio, demonstrando que o Brasil é um solo fértil para investimento nacional e internacional. E vamos contratar mais 40 bilhões a fim de fortalecer o sistema de transmissão do Nordeste e do Norte brasileiro, que são os grandes geradores de energia hidrelétrica, eólica e solar”, disse o ministro.

Compartilhe

Comente