Eduardo Bolsonaro quer investigar rachadinha do Janones
- 29 de novembro de 2023
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) apresentou um requerimento à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para convidar os ex-assessores do deputado federal André Janones (Avante-MG) Cefas Luiz Paulino e Leandra Guedes Ferreira para que eles esclareçam suposta prática de esquema conhecido como rachadinha com funcionários do seu gabinete, em Brasília.
Eduardo é irmão do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que foi investigado pelo MP-RJ por prática de rachadinha quando era deputado estadual.
Desde o início da semana, o portal Metrópoles vem divulgando áudios em que o parlamentar mineiro defende a prática da rachadinha aos ex-assessores. Em um deles, Janones diz aos funcionários de seu gabinete que eles devem lhe repassar uma parte do salário, para que ele possa recompor o patrimônio gasto em uma campanha mal sucedida de 2016.
Deputados da chamada ala bolsonarista já acionaram Janones no Conselho de Ética e apresentaram uma denúncia contra o parlamentar na Procuradoria-Geral da República.
Janones, por sua vez, tem afirmado que tudo não passa de fake news.