Ana Hickmann denuncia ex-marido por esquema de pirâmide e estelionato
- 20 de dezembro de 2023
Ana Hickmann registrou, na terça-feira (19), uma notícia-crime contra seu ex-marido, Alexandre Correa. Ela pediu que a polícia o investigue pelos seguintes crimes: falsidade documental, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, lavagem de dinheiro, associação criminosa, estelionato e crime contra a economia popular. A defesa de Correa declarou que não se manifestará até ter acesso aos documentos.
De acordo com a colunista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a queixa foi apresentada na Delegacia Geral de Polícia de São Paulo pelo advogado de Ana, Fernando José da Costa.
A denúncia foi protocolada após uma perícia particular, contratada pela apresentadora, apontar suspeitas de que Correa operava uma associação criminosa. A atividade envolveria funcionários da empresa do casal, de um cartório e de um banco.
A perícia também indicou a possibilidade de o empresário ter feito um esquema de pirâmide e se beneficiado com valores milionários –como, por exemplo, duas doações de R$ 200 milhões, segundo o advogado de Ana.
“Alexandre Correa captou recursos junto a diversas pessoas físicas e jurídicas com a promessa de pagamento de juros irreais, constituindo uma verdadeira pirâmide financeira'”, afirma o documento.
A perícia se concentrou em investigar a situação de apenas uma das empresas do casal, a Hickmann Serviços Ltda, em movimentações do período de 1º de janeiro de 2018 a 31 de outubro de 2023.
Diversas irregularidades foram encontradas: além de dívidas que chegam a R$ 40 milhões, havia falta de registro contábil de operações financeiras vultosas e indícios de falsificação de assinatura de Ana em cheques, financiamentos e outros documentos.
“A suspeita é de que uma estrutura criminosa tenha se instalado no âmbito das empresas da Ana Hickmann, sobretudo na Hickmann Serviços Ltda., onde teriam sido perpetradas diversas fraudes, gerando um prejuízo milionário para a Ana, à própria empresa, entre demais vítimas, como pessoas físicas, pessoas jurídicas e instituições financeiras”, disse o advogado da apresentadora à Folha de S.Paulo.
Na notícia-crime, Ana ainda pediu a retenção do passaporte de Correa e que ele seja proibido de sair de São Paulo, onde mora. O empresário já havia manifestado, em entrevistas, o desejo de sair do Brasil. Ela também solicitou a quebra do sigilo bancário dele e de duas mulheres que trabalhavam com os dois.
A defesa de Alexandre Correa declarou que ainda não teve acesso às denúncias e que só se manifestará após avaliar o material na íntegra. Correa já havia negado fraudes e/ou irregularidades em sua gestão empresarial.