Vítima de fake news, Patrícia Poeta desabafa e faz alerta: ‘Isso não se faz’

  • 28 de dezembro de 2023

Patrícia Poeta aproveitou a repercussão da morte de Jessica Vitória Canedo, jovem que tirou a própria vida após ter conversas falsas com Whindersson Nunes disseminadas por perfis de fofoca, para fazer um desabafo no Encontro desta quinta (28). A apresentadora afirmou já ter sofrido com fake news e suplicou para que as pessoas tenham respeito com o próximo. “A internet é terra de ninguém”, reclamou.

Após dar detalhes do caso que ganhou os holofotes na semana passada, a titular do programa matinal da Globo se pronunciou sobre a gravidade das consequências das notícias falsas. “Tem que ter uma legislação rigorosa para esse tipo de coisa”, iniciou ela.

“A internet, hoje, é terra de ninguém. A pessoa posta o que quer, em perfil falso, seja lá onde for, fala qualquer coisa de uma determinada pessoa, muitas vezes para terminar com a vida dela, simbolicamente falando. Arrasar com ela, deixá-la triste. E não acontece nada”, reclamou.

Patrícia ressaltou que é difícil e doloroso ter uma mentira sobre você espalhada pela web, e pediu para que as vítimas percebam que suas vidas são mais importantes do que os boatos. “É um assunto que tem me tocado demais. Eu fui vítima de fake news em 2023, é muito doloroso. Isso a gente não faz com o outro, de jeito nenhum”, pontuou.

Apesar de não especificar quais notícias falsas foram espalhadas sobre ela durante o ano, Patrícia sofreu com boatos de brigas nos bastidores com Manoel Soares, ex-coapresentador do Encontro. Em 2023, os dois protagonizaram diversos momentos de desconforto no programa, o que levou o público a acreditar que poderia existir uma rixa entre eles.

“Você tem que buscar uma força, muitas vezes que você até desconhece para seguir em frente. Você, que está passando por isso, lembre o seguinte: os seus atos do dia a dia, os seus princípios, a sua vida, são muito mais importantes do que tudo isso”, acrescentou a comunicadora.

A apresentadora, porém, aproveitou para dar uma alfinetada em quem dissemina as notícias pela internet. “Agora, você que compartilha essas fake news, tenha senso de responsabilidade dentro de você. Isso é crime. Você está, no mínimo, entristecendo alguém, ajudando a deprimir alguém. Você está, muitas vezes, como a gente tem percebido aí, ajudando a matar alguém”, alertou.

“Eu digo mais –isso é para quem compartilha, porque você compartilhando também está cometendo esse crime. Agora quem planta, quem inventa, quem começa a disseminação do ódio, talvez você desconheça a palavra amor, mas tenta respeitar o outro. Pelo menos respeitar o outro”, criticou Patrícia.

A jornalista finalizou reforçando que a época de fim de ano pode contribuir para mudanças positivas e reflexões. “Pode ser um bom começo para você em 2024. É uma espécie de desabafo aqui com vocês, porque isso não se faz com as pessoas. Não se faz. Você machuca as pessoas”, concluiu.

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e presencialmente.

Compartilhe

Comente